5º aniversário: UCC Pinheiro dos Abraços aproxima cuidados de saúde e sensibiliza jovens sobre sexualidade e comportamentos aditivos (com vídeo)
8 Abril, 2019 361 Views

5º aniversário: UCC Pinheiro dos Abraços aproxima cuidados de saúde e sensibiliza jovens sobre sexualidade e comportamentos aditivos (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro do Abraços comemorou, na sexta-feira, cinco anos de trabalho de proximidade…

… na prestação de cuidados de saúde e na sensibilização para a saúde no âmbito escolar. A data foi assinalada na Ludoteca de Lagares da Beira.

Alexandra Garcia, coordenadora da UCC, foi a convidada desta manhã na Rádio Boa Nova. Para a jovem enfermeira a comemoração do aniversário “foi importante “ porque “é sempre um marco” e uma “partilha” com as pessoas e entidades que têm apoiado a unidade”.

Este ano, a comemoração incidiu sobre o tema “Turismo e Saúde”, áreas que na vertente formativa são ministradas pela Escola Profissional Eptoliva e pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em que cujos alunos desenvolvem diversos projetos, pelo que “seria importante dar-lhes uma voz e mostrar aquilo que fazem junto da comunidade”. Junto das escolas, Alexandra Garcia percebeu que estas são áreas com elevada taxa de empregabilidade, sendo que muitos dos alunos até ficam a trabalhar no concelho. “Isto é essencial para nós”, observa a responsável, notando que “se as pessoas tiverem saúde praticam turismo mais saudável e o próprio turismo também permite às pessoas terem um espaço para si, para pensarem e fazerem determinados tratamentos, que de certa forma melhora o seu estado de saúde”.


Há cinco anos em atividade, a UCC Pinheiro dos Abraços assegura, diariamente cuidados de saúde ao domicílio, tendo 20 vagas contratualizadas, que não chegam a ser preenchidas.

A UCC desempenha ainda um papel fundamental na área do programa nacional de saúde escolar, desde a idade do pré-escolar. Alimentação saudável e saúde oral são áreas trabalhadas pela UCC junto dos mais pequenos. Junto dos jovens, a intervenção da UCC decorre na área dos comportamentos aditivos e sexualidade. “Conheço grande parte destes miúdos, alguns há cinco anos, e tenho-os acompanhado a crescer”, refere Alexandra Garcia, que na área da sexualidade entende que “tem quer se trabalhar as emoções e os afetos”, notando que os jovens estão muito mais focados em “explorar o corpo”. Existem riscos”, refere a responsável, verificando que o preservativo não está a ser muito utilizado pelos jovens.

Outra área de atuação da UCC junto dos jovens é a que se prende com os comportamentos aditivos (consumo de álcool e drogas). “Procuramos informar os jovens e capacitá-los para a tomada de decisão”, explicou Alexandra Garcia, notando que a unidade tem feito intervenção junto dos alunos do Agrupamento de Escolas e da Eptoliva sobre os problemas que decorrem do consumo da cannabis que “pode desenvolver quadros psicóticos, que poderão levar ao surgimento de uma doença mental grave que é a esquizofrenia.

A UUC Pinheiro dos Abraços é composta por duas enfermeiras, uma assistente social, um técnico administrativo e uma assistente operacional. Alexandra Garcia espera que a equipa seja reforçada em breve com mais duas enfermeiras.

De referir que a UCC Pinheiro dos Abraços foi distinguida, em 2016, pela Missão Sorriso-Continente, com um prémio de mais de 25 mil Euros no Âmbito do projeto SER- Saúde, Esperança, Reencontro em Saúde Mental.

Previous Jovem sofre queimaduras graves em fábrica de Nelas
Next Já é conhecido o vencedor do Sorteio da Borrega Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Sociedade

António Costa quer saber por que estrada 236-1 não foi fechada

Despacho assinado pelo primeiro-ministro faz várias perguntas ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR. Primeiro-ministro quer respostas urgentes.

Região

Incêndio em habitação de aldeia do Sabugal origina dois feridos

Um incêndio destruiu, hoje, parcialmente uma casa de habitação e provocou dois feridos ligeiros em Vale das Éguas, no concelho do Sabugal, …

Destaque

“Disseram que eu tinha possibilidade de sobrevivência de 20 por cento” (com vídeo)

Carlos Conceição foi um dos queimados muito graves do grande incêndio de 15 de outubro, no concelho de Oliveira do Hospital. Ao cair do dia, foi apanhado por uma “língua

Região

Circulação na Linha da Beira Alta retomada

A circulação na Linha da Beira Alta, interrompida desde as 08h00 de hoje, foi retomada às 14h40, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Informação

Equipa de Santo António do Alva vence 1ª eliminatória da Taça da Fundação Inatel

Após o empate na quarta Jornada do Campeonato Distrital, a equipa da Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital,venceu a ACR

Programas

Carlos Cardoso, engenheiro informático, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Carlos Cardoso, com funções de gestão e manutenção da rede interna da BLC3 e equipamentos adjacentes.

Última Hora

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Última Hora

Detidos pela PJ mais dois presumíveis incendiários

A Polícia Judiciária, deteve mais um individuo, fora de flagrante delito, como presumível autor de um incêndio florestal em Resende. A detenção foi o culminar de intensas diligências desenvolvidas por

Informação

Lembraças de artesanato em exposição de Natal no Município de Góis

  O Município de Góis está a promover uma exposição coletiva de natal,…

Informação

Rally de Tábua vai para a estrada nos dias 29 e 30 de setembro

A edição Rally de Tábua 2018 vai para a estrada nos dias 29 e 30 de setembro. A prova, que faz parte do Campeonato Centro de Ralis, é organizada numa

Região

Município de Góis apresenta autores Goienses

A Câmara Municipal de Góis associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, que se celebra em 2018 por iniciativa da Comissão Europeia.

Nacional

Chuva e vento forte vão colocar 12 distritos sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva e vento forte.