5º aniversário: UCC Pinheiro dos Abraços aproxima cuidados de saúde e sensibiliza jovens sobre sexualidade e comportamentos aditivos (com vídeo)
8 Abril, 2019 687 Views

5º aniversário: UCC Pinheiro dos Abraços aproxima cuidados de saúde e sensibiliza jovens sobre sexualidade e comportamentos aditivos (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro do Abraços comemorou, na sexta-feira, cinco anos de trabalho de proximidade…

… na prestação de cuidados de saúde e na sensibilização para a saúde no âmbito escolar. A data foi assinalada na Ludoteca de Lagares da Beira.

Alexandra Garcia, coordenadora da UCC, foi a convidada desta manhã na Rádio Boa Nova. Para a jovem enfermeira a comemoração do aniversário “foi importante “ porque “é sempre um marco” e uma “partilha” com as pessoas e entidades que têm apoiado a unidade”.

Este ano, a comemoração incidiu sobre o tema “Turismo e Saúde”, áreas que na vertente formativa são ministradas pela Escola Profissional Eptoliva e pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, em que cujos alunos desenvolvem diversos projetos, pelo que “seria importante dar-lhes uma voz e mostrar aquilo que fazem junto da comunidade”. Junto das escolas, Alexandra Garcia percebeu que estas são áreas com elevada taxa de empregabilidade, sendo que muitos dos alunos até ficam a trabalhar no concelho. “Isto é essencial para nós”, observa a responsável, notando que “se as pessoas tiverem saúde praticam turismo mais saudável e o próprio turismo também permite às pessoas terem um espaço para si, para pensarem e fazerem determinados tratamentos, que de certa forma melhora o seu estado de saúde”.


Há cinco anos em atividade, a UCC Pinheiro dos Abraços assegura, diariamente cuidados de saúde ao domicílio, tendo 20 vagas contratualizadas, que não chegam a ser preenchidas.

A UCC desempenha ainda um papel fundamental na área do programa nacional de saúde escolar, desde a idade do pré-escolar. Alimentação saudável e saúde oral são áreas trabalhadas pela UCC junto dos mais pequenos. Junto dos jovens, a intervenção da UCC decorre na área dos comportamentos aditivos e sexualidade. “Conheço grande parte destes miúdos, alguns há cinco anos, e tenho-os acompanhado a crescer”, refere Alexandra Garcia, que na área da sexualidade entende que “tem quer se trabalhar as emoções e os afetos”, notando que os jovens estão muito mais focados em “explorar o corpo”. Existem riscos”, refere a responsável, verificando que o preservativo não está a ser muito utilizado pelos jovens.

Outra área de atuação da UCC junto dos jovens é a que se prende com os comportamentos aditivos (consumo de álcool e drogas). “Procuramos informar os jovens e capacitá-los para a tomada de decisão”, explicou Alexandra Garcia, notando que a unidade tem feito intervenção junto dos alunos do Agrupamento de Escolas e da Eptoliva sobre os problemas que decorrem do consumo da cannabis que “pode desenvolver quadros psicóticos, que poderão levar ao surgimento de uma doença mental grave que é a esquizofrenia.

A UUC Pinheiro dos Abraços é composta por duas enfermeiras, uma assistente social, um técnico administrativo e uma assistente operacional. Alexandra Garcia espera que a equipa seja reforçada em breve com mais duas enfermeiras.

De referir que a UCC Pinheiro dos Abraços foi distinguida, em 2016, pela Missão Sorriso-Continente, com um prémio de mais de 25 mil Euros no Âmbito do projeto SER- Saúde, Esperança, Reencontro em Saúde Mental.

Previous Jovem sofre queimaduras graves em fábrica de Nelas
Next Já é conhecido o vencedor do Sorteio da Borrega Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou em Corta-Mato na Guarda

No passado dia 12 de novembro, a equipa do Maratona Clube Vila Chã participou no Corta-Mato de Preparação realizado na cidade da Guarda.

Região

Derrocada cortou estrada em Arouca. Desconhece-se a existência de vítimas

Um deslizamento de terras em Arouca, na segunda-feira à noite, deixou a EN326 cortada ao trânsito e, dada a acumulação de material derrocado,…

Última Hora

Aviário em Castro Daire ficou apenas com paredes após incêndio

O aviário de Mões, em Castro Daire, onde ocorreu um incêndio na noite de quarta-feira ficou “só com as paredes”, disse hoje…

Destaque

Peritos internacionais confirmam trabalho de qualidade da BLC3

A BLC3 submeteu pela primeira vez o processo de avaliação do trabalho científico realizado à avaliação de  peritos internacionais, tendo obtido …

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela já foram reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas desde quarta-feira reabriram hoje de manhã ao trânsito.

Região

Raúl Alárcon vence Volta a Portugal 2018

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) é o grande vencedor da Volta a Portugal 2018. O espanhol concluiu em terceiro a décima e última etapa da competição, um contrarrelógio em Fafe, ficando

Região

Alvôco da Serra celebra chegada do verão com Festa do Solstício e Caminhada do Lampião

A Aldeia de Montanha de Alvôco da Serra, no concelho de Seia, celebra a chegada do verão, nos próximos dias 16 e 17 de junho, com um conjunto de atividades

Região

GNR deteve quatro pessoas por tráfico de droga

A GNR deteve quatro pessoas suspeitas de tráfico de estupefacientes em Castro Daire. Os suspeitos são dois homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 29 e os 57

Informação

PSD aprovou os primeiros 46 candidatos às autárquicas

O PSD aprovou, ontem, os nomes de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017, em reunião da Comissão Política Nacional.

Informação

Matadouro de Oliveira do Hospital encerra e 42 trabalhadores ficam desempregados

Os acionistas do Matadouro Regional da Beira Serra, em Oliveira do Hospital, decidiram dissolver a sociedade, ficando os seus 42 trabalhadores no desemprego, informou ontem a administração.

Última Hora

PJ deteve suspeito de distribuir ilegalmente sinal de TV em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão, disse hoje fonte daquela estrutura policial.

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas pelo olhar de Vítor Neves.