52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)

52 Casas reconstruídas. “Não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor” (com vídeo)

Cinquenta e duas casas reconstruídas em Oliveira do Hospital é o balanço que faz José Carlos Alexandrino, presidente do Município, um ano após a tragédia que assolou o concelho.

Os dados foram divulgados hoje, após a visita do executivo camarário a uma das casas prontas a habitar depois de ter sido destruída pelo grande incêndio.

Trata-se da casa de Maria Conceição, no Seixo da Beira, que é uma das cinco reconstruídas através do consórcio. Segundo o autarca, as restantes tratam-se de casas com apoio até aos 25 mil euros, cujos proprietários são os donos da obra. A lesada sente-se, agora, “satisfeita” e “contente” por ter de volta a casa que era dos seus pais. Quanto à demora, Maria Conceição afirma que “não demorou muito”.

“Hoje sentimo-nos mais felizes do que ontem”, afirmou José Carlos Alexandrino, mostrando-se satisfeito apesar dos atrasos nas reconstruções. “Ninguém faz uma casa nova de repente”, disse, lembrando os problemas burocráticos que todo o processo implica.

Para José Carlos Alexandrino, o atraso deve-se ao rigor com que a sua equipa trabalha no que respeita à legalidade das situações. “Em Oliveira do Hospital não há casas a serem investigadas pelo Ministério Público porque houve um grande rigor. Temos a certeza que as casas que estão a ser reconstruídas eram de primeira habitação”, garantiu.

“Estou feliz mas amanhã estarei mais. E serei completamente feliz quando todas as pessoas terem o brilho dos olhos como esta senhora”, confessou o autarca.

Face a estes números, José Carlos Alexandrino garante que foi graças a um “esforço coletivo”, desde a sua equipa, aos presidentes de junta de freguesia e equipa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. “Ninguém constrói ou reconstrói um concelho sozinho”, reforçou.

Na ocasião, Pedro Almeida, administrador da Manteivias, empresa responsável por grande parte das reconstruções no concelho, adiantou que se trata de um “processo delicado” e, por isso, o atraso na conclusão das obras. Contudo, o responsável garantiu que têm “estado no terreno” para “cumprir a missão” de “devolver sorrisos”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous José Carlos Alexandrino: “O concelho deve muito a estes empresários pela sua resiliência” (com vídeo)
Next Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as "forças da natureza"

Artigos Relacionados

Informação

Rádio Boa Nova entrevista candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova inicia hoje, dia 17 de maio, a primeira série de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas eleições já marcada para o

Última Hora

Inscrições abertas para o Programa “Férias + Solidárias”

Encontram-se a decorrer, até ao dia 2 de julho, as candidaturas para a edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB critica Administração Interna pelo chumbo para aquisição de nova viatura.

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB em declarações em direto à Rádio Boa Nova, falou sobre o simbolismo e reconhecimento desta entrega de equipamentos de proteção para incêndios (EPI)

Informação

A antecipação do arranque do novo ano letivo na Rádio Boa Nova

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, antecipa amanhã, dia 7 de setembro,  na Rádio Boa Nova o novo ano letivo.

Informação

Jovem oliveirense, André Salgado, venceu segunda temporada do programa “Os Extraordinários”

O jovem André Salgado, com 24 anos, foi o grande vencedor da segunda temporada d´Os Extraordinários. Durante a sua participação, a “mente mais extraordinária do país” …

Informação

Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve um homem de 81 anos, fora de flagrante delito, pela presumível autoria de um crime de homicídio…

Educação

Estudantes do IPC manifestam-se contra o aumento de 150 Euros no valor das propinas

As associações de Estudantes do Politécnico de Coimbra, entre as quais a da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, manifestaram-se ontem…

Última Hora

Drogas e armas apreendidas em bairro de Coimbra

Uma operação conjunta da PSP e da PJ, no bairro do Ingote, em Coimbra, culminou esta terça-feira com vários detidos e a apreensão de armas e doses elevadas de droga.

Última Hora

Meios de combate a incêndios reforçados a partir de hoje

Os meios de combate a incêndios vão ser reforçados a partir hoje, passando a estar no terreno 8.187 operacionais, apoiados por 1.879 viaturas e 40 meios aéreos, segundo a Diretiva

Informação

Páscoa com chuva e queda de neve

O fim de semana da Páscoa vai ser dominado pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, adiantou hoje à agência

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Última Hora

Neve corta estradas da Serra da Estrela

A maioria das estradas da Serra da Estrela estão, esta segunda-feira, encerradas devido à queda de neve e às condições atmosféricas adversas.

Sociedade

Fogo em Penacova mobiliza quase 300 operacionais

Quase três centenas de operacionais combatem um incêndio no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, que deflagrou cerca das 13h00, refere a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção

Informação

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.

Informação

Seia: ASAE apreende mais de duas toneladas de Queijo Serra da Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da brigada especializada das indústrias da Unidade Regional do Centro, desencadeou uma ação inspetiva a uma queijaria, no concelho de Seia,…

Região

11 detenções, 862 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Nacional

GNR realiza operação “Censos Sénior 2018”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, durante todo o mês de outubro e em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”,…

Informação

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com Grupo AF e Romana

Pela primeira vez, o município de Oliveira do Hospital vai promover a comemoração da passagem de ano, com um programa de animação a cargo do grupo local “AF” e da

Informação

Município de Oliveira do Hospital distinguido em Oviedo

O Município de Oliveira do Hospital e o seu presidente, José Carlos Alexandrino, bem como a Confraria do Queijo Serra da Estrela foram homenageados e galardoados, na cidade de Oviedo…

Informação

Calor extremo: Proteção Civil garante que dispositivo está “em prontidão permanente” e deixa recomendações

Nesta quinta-feira, 2 de agosto, o país enfrenta uma situação de calor extremo, com algumas zonas do país a enfrentar temperaturas que podem ultrapassar os 45 graus.

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe XVII Torneio de Hóquei em Patins

É já neste fim de semana, 9 e 10 de junho, que o Pavilhão Municipal oliveirense volta a acolher o Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital.

Região

Seia ajuda idosos e pensionistas na aquisição de medicamentos

A Câmara Municipal de Seia abriu um novo período de candidaturas para apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos, ao abrigo do Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com

Região

Aveiro: Despiste na A1 faz quatro feridos. O trânsito está cortado

O despiste de uma viatura ligeira provocou, ao início desta tarde, ferimentos a quatro pessoas que seguiam na A1, na zona de Santa Maria da Feira.