34º Festival de Folclore de Lagares da Beira é uma “mostra de usos, costumes e tradições de cada região”

34º Festival de Folclore de Lagares da Beira é uma “mostra de usos, costumes e tradições de cada região”

image_pdfimage_print

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira promove amanhã, dia 17 de agosto, o 34º Festival Folclore, em Lagares da Beira, com a participação de cinco ranchos. Trata-se de uma “mostra de usos, costumes e tradições de cada região”.

Quem o diz é Alexandre Pinto, presidente da direção do Rancho Folclórico de Lagares da Beira. Convidado na Rádio Boa Nova, o responsável referiu que o certame pretende mostrar o “folclore não só da região, mas dos grupos visitantes”. “Há sempre o cuidado de tentar conseguir trazer grupos que, de certo modo, preencham um folclore com determinadas regiões”, justificou.

Relativamente ao rancho que dirige, que é federado efetivo há somente um ano, mas com 34 anos de existência, este distingue-se pela “representação rigorosa” dos trajes do antepassado, nomeadamente as “doceiras”.

Para além deste certame, o Rancho Folclórico de Lagares da Beira tem promovido várias iniciativas ao longo do ano como a Festa das Vindimas, a Matança do Porco, as Marchas Populares e o Cântico das Janeiras.

Composto por cerca de 40 elementos, com idades entre os 8 e os 80 anos, este rancho do concelho de Oliveira do Hospital, tal como outros, tem uma lacuna: dificuldade em atrair jovens. “Hoje em dia não é fácil porque a juventude não está, em nada, vocacionada para o folclore, salvo raras exceções”, afirmou Alexandre Pinto.

O 34º Festival Folclore de Lagares da Beira contará com a participação dos seguintes grupos: Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira (Região Beira Alta Serrana), Grupo Folclórico São Martinho de Sande- Guimarães (Região Baixo Minho), Rancho Folclórico da Casa do Povo Angeja- Albergaria-a-Velha (Região Beira Litoral Vouga), Rancho Folclórico Os Camponesas do Freixo- Mortágua (Região Beira Litoral) e Grupo Recordações de Campia Vouzela (Região Dão Lafões).

O início oficial do festival acontece pelas 22h00, no habitual espaço, no Largo da Feira de Lagares da Beira, com apresentação a cargo de José Conde, colaborador da Rádio Boa Nova.

Oiça a entrevista na íntegra »»»

Previous Coimbra: PSP detém burlão que dizia ser funcionário bancário
Next Operação "Taxa Zero": 32 mil condutores testados, dos quais 671 com excesso de álcool

Artigos Relacionados

Região

PJ deteve suspeito de atear seis incêndios em Arrancada do Vouga, concelho de Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de seis crimes de incêndio florestal.

Última Hora

Seia assinala “Abril-Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em 70 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que este ano vai ter como subtema

Última Hora

Região: PJ deteve dois suspeitos por crime de lenocínio

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, procedeu à detenção em flagrante delito de dois suspeitos da prática do crime de Lenocínio.

Região

Dez detenções e 67 acidentes no distrito de Coimbra na última semana

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 7 a 13 de fevereiro, procedeu a 10 detenções e registo 67 acidentes, no âmbito de um conjunto…

Informação

Coletes Amarelos: PSP alerta para condicionamentos de trânsito em vários distritos do país

Está prevista para esta sexta-feira um protesto dos Coletes Amarelos portugueses. A lista das manifestações na área de atuação da PSP soma 25 protestos em 17 locais das principais cidades

Informação

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “Portugal não foi nada Europeu neste ato eleitoral”

No espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves, olha hoje para as eleições para o Parlamento Europeu que decorreram no domingo, dia 26, para destacar a “abstenção que

Informação

Bebé nasceu em ambulância dos Bombeiros de Oliveira do Hospital a caminho da maternidade

Um bebé nasceu na madrugada de quarta-feira, dia 29, numa ambulância dos bombeiros de Oliveira do Hospital, informa a corporação na sua página de facebook.

Destaque

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas

Última Hora

Luís Lagos quer “dar voz” às vítimas do incêndio e nega aproveitamento político

Luís Lagos, porta voz da Associação de Apoio às Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal afirmou, hoje, na Rádio Boa Nova que…

Informação

Praias Fluviais do concelho de Arganil com distinções balneares

As Praias Fluviais do concelho de Arganil distinguidas com “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Qualidade de Ouro” e “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” já se encontram ‘vestidas’ a rigor.

Informação

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.