22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

22ª edição do CineEco com 90 filmes a concurso

image_pdfimage_print

Feitas as apresentações, começou a contagem decrescente para a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Dedicado única e exclusivamente à temática ambiental, no seu sentido mais amplo, o certame decorre de 8 a 15 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia. A presente edição terá como convidado especial o FINCA – Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires, Argentina.

Sob o signo “Nuclear, Não Obrigado!”- pretendendo alertar, prevenir e sensibilizar pessoas, instituições e governos para os perigos que a exploração de energia nuclear traz ao planeta e à qualidade de vida dos cidadãos – o festival contou com mais de 600 documentários candidatos, oriundos de mais de 30 países.

Para celebrar os 22 anos de existência contínua, foram selecionados 90 filmes que farão parte integral da programação desta edição, 27 dos quais realizados ou coproduzidos por portugueses. A seleção oficial está disponível para consulta no site www.cineeco.pt.

Para além das sessões especiais, a seleção oficial de filmes será repartida por várias secções competitivas como longas, médias e curtas-metragens internacionais, séries, documentários e reportagens de televisão, longas, médias e curtas-metragens da lusofonia e, ainda, uma seção dedicada ao panorama regional.

O certame inclui ainda um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo dos oito dias de festival, entre as quais se encontram conferências, concertos, workshops e exposições, que se conjugam com os vários ciclos de cinema.

Este ano, o CineEco também vai às escolas. O evento tem vindo a atrair milhares de crianças e jovens do concelho e região envolvente. Como tal, serão realizadas as habituais sessões infantis e para as escolas.

Os objetivos passam por transformar este concelho que é porta de entrada da serra da Estrela numa referência a nível da preservação ambiental e do crescimento sustentado e sustentável, bem como, cativar novos públicos, sensibilizando-os tanto para o cinema como para a temática da sustentabilidade ambiental.

Recorde-se que o CineEco é um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo e um dos fundadores da plataforma internacional ‘Green Film Network’, que congrega 28 festivais internacionais da categoria ‘ambiente’.

Previous Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”
Next Distrital de Honra da AFCoimbra. começa este domingo

Artigos Relacionados

Última Hora

ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos e 69 peças de vestuário em operação nacional

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 80 quilos de géneros alimentícios e 69 peças de vestuário contrafeito, …

Região

Há oito distritos sob aviso vermelho devido à depressão “Helena”

Vários distritos da costa ocidental de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de agitação marítima, o que levou já ao encerramento de oito

Informação

GNR levantou cerca de dois mil autos de contraordenação por falta de limpeza de mato

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou 1 986 autos de contraordenação, entre 2 de abril e 27 de maio, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Região

Filipe Abrantes quer repetir triunfo em Mortágua

Passado quase um mês, o Campeonato Centro de Ralis está de regresso e depois da intempérie que se abateu sobre o Rali de Tábua e Oliveira do Hospital, desta feita

Região

Góis apresenta Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

O Município de Góis apresenta, no dia 9 de junho, pelas 21h00, na Casa Cultural de Góis, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

Nacional

Chuva mantém-se no fim-de-semana

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta sexta-feira está previsto, para além da chuva, céu nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas

Informação

Desporto: FCOH recebe União FC. Lagares defronta Vigor Mocidade. CCPOH joga com Colégio Calvão

A luta pela subida de divisão no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro.

Última Hora

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Última Hora

Câmara de Seia amplia incentivo de natalidade e adoção à vacinação infantil

A Câmara Municipal decidiu ampliar o apoio estipulado no Regulamento de Incentivo à Natalidade e Adoção do Município de Seia, criado em 2015, adequando os apoios às necessidades presentes, por

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. A não perder este sábado

Este sábado, dia de 17 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Sociedade

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.