Agressor voltou a ser detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Vila Nova de Poiares, deteve ontem, dia 21, um homem de 75 anos, …

… pelo crime de violência doméstica, no concelho de Penacova.

“Na sequência de uma denúncia, os militares deslocaram-se ao local, tendo intercetado, em flagrante delito, o suspeito a ameaçar a ex-mulher de morte, tendo sido imediatamente detido e transportado para as instalações da GNR, informa a GNR em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

O detido, que já cumpriu as medidas de coação de prisão preventiva e vigilância eletrónica pelo mesmo tipo de crime, voltou a ser presente ao Tribunal Judicial de Coimbra.




“Há uns anos era impensável que um aluno de uma escola do interior fosse representar o país no Brasil” (com vídeo)

O aluno da Eptoliva Rodrigo Carvalho e a professora Honorata Pereira da Eptoliva estão até sexta feira, dia 25, no Brasil a apresentar…

… o projeto “Bembiber: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias” . O diretor da Eptoliva, Daniel Costa, não poderia estar mais orgulhoso.

Convidado desta manhã do programa “Outras Conversas”, o diretor da Eptoliva e presidente da Adeptoliva, Associação que gere o ensino profissional ministrado por aquela escola, afirmou que o facto de a Eptoliva representar Portugal na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo, no Brasil, “é um grande orgulho para a escola, para os nossos municípios, para a região da Beira Serra e para o nosso país”.

A presença da Eptoliva, na Mostratec, no Brasil, decorre do prémio conseguido na Mostra Nacional de Ciências, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de maio. Mas para Daniel Costa o “mais importante é perceber que, há uns anos, era impensável que um aluno de uma escola do interior, fosse representar um país no Brasil, por causa de um projeto de ciência, ainda mais sendo de uma escola profissional”.

O projeto, que até sexta feira está em destaque na Mostratec, é um Gin feito com o soro que resulta da feitura do queijo Serra da Estrela. Daniel Costa assegura que é um gin “bom e recomenda-se” e a principal vantagem é de potenciar o reaproveitamento de um subproduto que teria custos de tratamento para as queijarias

O projeto é apenas um exemplo do que “gostamos de fazer na escola”. “Através destes projetos motivamos os alunos não só para a ciência, investigação e empreendedorismo, mas também para os estudos e conclusão dos cursos profissionais”.

Na Rádio Boa Nova, Daniel Costa assegurou que a aposta da escola é “a qualidade no ensino”. “Hoje temos taxas de acesso ao ensino superior acima da média nacional (cerca de 30 por cento)”, referiu o responsável, notando que os cursos também têm taxas de empregabilidade na ordem dos 70 a 80 por cento e outros até de 100 por cento.

A Eptoliva conta, atualmente, com 18 cursos diferentes distribuídos pelos três anos, 14 turmas e cerca de 220 alunos. “A nossa expectativa é manter este nível de alunos. Dá-nos muito mais responsabilidade. Estamos cá para assumir esta responsabilidade”, afirmou Daniel Costa, que na direção da Eptoliva tem contado com o apoio dos Municípios de Oliveira do Hospital e Tábua e o conjunto de promotores de que fazem parte entidades, empresas e instituições, entre outros.

A Eptoliva completa, no próximo dia 11 de novembro, 28 anos de atividade. A data vai ser comemorada no dia 16 de novembro.




Sinistralidade: 18 detenções, 729 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 15 a 21 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que das 18 detenções em flagrante delito, 12 foram por condução sob efeito do álcool, duas por violência doméstica, duas por posse ilegal de arma, uma por tráfico de estupefacientes e uma por furto.

No que respeita a apreensões, foram apreendidas 772 doses de cannabis, cinco plantas de cannabis, 412 gramas de sementes de cannabis, quatro armas brancas e três veículos.

Na fiscalização do trânsito foram detetadas 729 infrações, das quais 93 relacionadas com tacógrafos, 31 por falta de inspeção periódica obrigatória, 17 por excesso de velocidade, 9 por uso do telemóvel no exercício da condução e 16 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Nesta semana há a registar 68 acidentes, de onde resultaram 34 feridos leves.

No que respeita à fiscalização geral, foram emitidos 32 autos de contraordenação, destacando-se seis no âmbito da legislação policial e 26 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

Ainda nesta semana de operações foram realizadas ações de sensibilização no âmbito florestal e “Censos Sérior 2019”.




Góis: Detido por cultivo de cannabis e posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve ontem, dia 21 de outubro, um homem de 67 anos, por tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, no concelho de Góis.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a GNR adianta que no âmbito de uma investigação que decorria desde agosto, os militares apuraram que o suspeito cultivava planta de cannabis no seu quintal, sendo que recebia compradores na sua residência para efetuar as transações de droga.

No seguimento das diligências policiais, foi cumprido um mandado de busca domiciliária que culminou na apreensão de 771 doses de canábis, 412 gramas de sementes de cannabis, cinco plantas de cannabis, duas balanças digitais, uma soqueira, um punhal e uma arma de pressão de ar calibre 4,5 mm.

O detido foi constituído arguido e será presente ao Tribunal Judicial de Arganil durante o dia de hoje.




Góis promove Feira dos Santos, do Mel e da Castanha

O Município de Góis promove, no próximo dia 1 de novembro, a Feira dos Santos, do Mel e da Castanha, no Parque de Lazer do Baião.

Muitos ainda serão os goienses que preservam memórias de uma tradição, com mais de sessenta anos, tendo como espaço a área envolvente da capela do Castelo, local onde decorria a antiga Feira dos Santos, uma iniciativa que permitia que as famílias se reunissem em torno de um mercado, com destaque para a matança do porco e para a prática gastronómica da confecção dos torresmos, nesse mesmo espaço e em comunidade, um hábito que passava de ano para ano.

Com o passar do tempo, a Câmara Municipal de Góis reconhece como ideal a oportunidade de associar a este feriado nacional à promoção dos produtos endógenos e à produção agrícola sazonal, com destaque para a castanha e o mel. Desde então tem conseguido manter-se fiel à tradição (ainda que recente) organizando, anualmente, aquela que veio a denominar-se como Feira dos Santos, do Mel e da Castanha que procura, em cada edição, inovar em termos de programação cultural, sem descurar a relevância de preservar e valorizar o seu património imaterial, promover a sustentabilidade local e uma economia circular.

Nesta programação, a promoção da prática desportiva não foi descurada e exemplo disso é a realização do torneio de malha inter-coletividades que conta com a sua décima oitava edição e, pela primeira vez, a parceria com VNCycles com a organização de um passeio BTT.

Segundo a autarquia, esta edição contempla muito mais, desde concursos, gastronomia, animação infantil, a apresentação pública do modelo de proteção da vespa velutina designado de “api Túnel Elétrico” pela Terra de Ouro. De igual modo, a etnografia estará devidamente representada através da atuação do Rancho Folclórico “Mensageiros da Alegria”, terminando o dia com a recriação do tradicional magusto.

A edição de 2019 da Feira dos Santos, do Mel e da Castanha conta com o apoio de um conjunto de parceiros essenciais ao sucesso desta iniciativa.




Fundão: Família encontrada morta. Terá sido intoxicada por monóxido de carbono

Três pessoas foram encontradas mortas, entre as quais uma criança de 10 anos, na manhã desta terça-feira, na aldeia de Joanes, no Fundão.

Ao que tudo indica, a família morreu intoxicada por monóxido de carbono, contudo, ainda não há confirmação oficial sobre as causas da morte.

O alerta foi dado às 10h45 pelo pai da criança e ex-marido da mulher após este ter sido contactado pela escola uma vez que a criança não esteve presente nas aulas. O homem deslocou-se ao apartamento da ex-mulher e deparou-se com os três corpos. A vítima masculina tinha cerca de 28 anos e a mulher cerca de 34.

No local estão vários elementos do INEM, Bombeiros do Fundão e GNR.O INEM, além das duas ambulâncias e da VMER, enviou para o local uma equipa de psicólogos.

[Em atualização…]




Centro de Saúde de Seia contará com mais uma nova médica de família já em novembro

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda garante que, já a partir do início do mês de novembro, o Centro de Saúde de Seia passará a contar com mais uma nova médica de família.

No seguimento do assumido na tomada de posição do passado dia 30 de setembro, a Comissão de Saúde, Infraestruturas e Coesão Territorial (CSICT) da Assembleia Municipal de Seia, reunida em 21 de outubro de 2019, informa toda a população senense de que reuniu no passado dia 2 com o Coordenador do Centro de Saúde de Seia e nos passados dias 3 e 17 com o Conselho de Administração da ULS da Guarda.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, em tais reuniões, a CSICT transmitiu a todos estes responsáveis a sua profunda preocupação com a situação difícil que se vive no concelho de Seia quanto à prestação pública de cuidados de saúde primários e hospitalares, especificando carências e necessidades e solicitando a adoção de medidas concretas para que se ultrapassem tais dificuldades.

Assim sendo, a presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda garantiu que, já a partir do início do mês de novembro, o Centro de Saúde de Seia passará a contar com mais uma nova médica de família e que será solicitada à tutela a abertura, no próximo ano civil, de mais três vagas para médicos de família para o Centro e suas extensões assim como o melhoramento das instalações sanitárias do edifício do Centro de Saúde.

Na reunião foi referido que já foi aprovada a abertura de concurso público para fornecimento e instalação do novo equipamento de raios X para o Hospital Nossa Senhora de Assunção, que se prevê estar em funcionamento até ao final do 1.º trimestre de 2020 e que estão a ser preparadas algumas contratações de médicos para suprir carências em várias especialidades como Urologia e Ortopedia.

Segundo a responsável, “será entretanto solicitada à tutela a abertura, no próximo ano civil, de uma nova vaga de médico de medicina interna para o Hospital” e “vai ser estudada a possibilidade de, na época de inverno, ser alterada pontualmente, e apenas se possível (sempre no respeito pelos protocolos operacionais/clínicos em vigor), a disposição do serviço de urgência do Hospital, por forma a atenuar as dificuldades de espaço sentidas e a melhorar a capacidade de resposta. Na ocasião referiu ainda que já foi adjudicada a concessão do bar do edifício do Hospital.

Consciente do muito que continua a subsistir para melhorar e resolver, a Comissão de Saúde, Infraestruturas e Coesão Territorial (CSICT) da Assembleia Municipal de Seia vai agora solicitar, também com carácter de urgência, um novo conjunto de reuniões com diversos outros responsáveis políticos e técnicos, nomeadamente da ARS do Centro (Coimbra), da CCDR do Centro (Coimbra) e do Governo (Ministério da Saúde).

“A CSICT assume o compromisso de continuar a manter toda a população do concelho de Seia a par dos resultados concretos das diligências encetadas”, lê-se no comunicado.




Receita de Arganil representa região de Coimbra em concurso europeu de jovens chefs

É pelas mãos do jovem Bernardo Calvo, de 18 anos, que os sabores do Natal de Arganil chegam à Grécia já nesta terça-feira, 22 de outubro.

O jovem estudante de Gestão e Produção de Cozinha vai representar a região de Coimbra no concurso que junta os melhores jovens chefs de toda a Europa, o «European Young Chef Award 2019», com o prato o «Bacalhau, a Galega e o Alho», que recria e inova a receita tradicional da consoada na região de Arganil, onde passava o Natal em criança.

Confecionada com recurso a técnicas da cozinha moderna, a receita de Bernardo tem na sua base a simplicidade e autenticidade de outros tempos: o bacalhau, a batata, a couve e o pão.

Na escolha da iguaria que viria a dar a Bernardo a vitória no Região de Coimbra Young Chef Award, em maio deste ano, e lhe carimbaria a passagem para a ilha de Rodes, na Grécia, pesaram as “lembranças felizes da infância em Arganil, onde passava todos os Natais”.

Esta vontade de descobrir e recriar os sabores que condimentavam as reuniões familiares levaram Bernardo a trocar a fisioterapia pela cozinha.

Revelando-se orgulhoso representante da região de Coimbra, o jovem estudante da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra leva na mala os segredos da receita que lhe foram desvendados pela bisavó, “enquanto contava histórias do seu tempo de meninice, acerca de como aquele prato tinha surgido na sua mesa”, mas também a expetativa de “defender a Região de Coimbra da melhor forma, e, se possível, vencer o concurso”.

Certo está, para já, de que esta experiência, proporcionado pelo programa “Região de Coimbra: Região Europeia de Gastronomia 2021” e que reúne os finalistas dos concursos realizados nas regiões europeias, será “uma grande oportunidade de aprendizagem, partilha de conhecimento e de crescimento pessoal e profissional”.

Ao jovem Bernardo, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara de Arganil, deseja “os maiores sucessos no concurso”, sem esconder que “é para Arganil um orgulho ver tão bem representada a sua gastronomia na Europa, em particular num país com uma forte e riquíssima tradição gastronómica como a Grécia, onde certamente os nossos sabores vão ser muito bem recebidos”.




Região: Detido por suspeita de homicídio qualificado na forma tentada e posse de arma proibida

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda e com a colaboração da GNR de Vila Nova de Foz Côa,…

…identificou e deteve um homem suspeito da autoria de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, perpetrado sobre um outro homem, de nacionalidade espanhola, com a idade de 53 anos.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a PJ refere que os factos ocorreram ontem em plena via pública, na localidade de Mós do Douro, em Vila Nova de Foz Côa, tendo o suspeito disparado várias vezes com uma pistola de calibre 6,35 mm sobre a vítima, que foi gravemente atingida junto ao ombro.

A vítima foi, entretanto, assistida no Hospital Sousa Martins, na cidade da Guarda, encontrando-se presentemente fora de perigo.

Além da arma do crime, que se encontrava em situação ilegal, foram também apreendidas ao arguido duas espingardas caçadeiras.

O detido, com a idade de 62 anos, vai agora ser presente às competentes autoridades judiciárias, para efeitos de primeiro interrogatório judicial e submissão a adequadas medidas de coação.




Os Mosqueteiros e Liga dos Bombeiros Portugueses entregam 500 equipamentos a corporações de norte a sul do país

O grupo Os Mosqueteiros e a Liga dos Bombeiros Portugueses vão entregar 500 equipamentos a corporações de norte a sul do país, a cerca de 3 500 bombeiros.

A cerimónia de entrega de equipamentos de proteção individual para o combate aos incêndios acontece no próximo dia 23 de outubro no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal, pelas 16h30.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, este ano serão entregues 500 equipamentos a corporações de norte a sul do país, que a juntar aos 3 000 já entregues totalizam 3 500 bombeiros em segurança.

Com esta doação, 700 equipas ficam equipadas com material de proteção individual de combate a incêndios florestais e o apoio dado aos bombeiros totaliza cerca de dois milhões de euros.

A entrega simbólica contará com a presença do Presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares.




Aqua Village Health Resort & Spa vence 10 prémios internacionais

Portugal tem o melhor Resort de Águas Termais do Mundo. O prémio pertence ao Aqua Village Health Resort & Spa, …

… que arrecadou 10 prémios pelos Haute Grandeur Global Excellence Awards, na passada sexta-feira, em Kuala Lumpur, Malásia.

Inaugurado há três anos, em Oliveira do Hospital, o Aqua Village Resort elevou uma vez mais o nome de Portugal numa cerimónia onde estiveram representados os melhores hotéis do mundo, destacando-se em 3 categorias; Resort, Spa e Restaurante.

Na categoria de Resort, a unidade recebeu os galardões de melhor Resort de Águas Termais do Mundo, melhor Resort Refúgio da Europa, melhor Resort de Montanha da Europa e Suite mais luxuosa da Europa.

Na classe de Spa, o Spa Sensations ostenta os prémios de melhor Spa Medicinal da Europa, melhor Spa Termal da Europa e Melhor Spa de Luxo, em Portugal

O Roots Restaurant & Bar, outro ex-libris do Aqua Village Health Resort & Spa, foi premiado como melhor Restaurante de Hotel de Luxo na Europa, melhor Restaurante Familiar de Luxo na Europa e Melhor Bar de Restaurante de Luxo, em Portugal.

Pelo segundo ano consecutivo, o resort português de 5 estrelas continua a somar o maior número de prémios pela Haute Grandeur Global Excellence, que premeia os melhores hotéis do mundo, tendo em conta as experiências que cada um oferece e as opiniões de todos os seus clientes.

“Mais do que um Resort 5 estrelas, esta é uma unidade hoteleira inovadora em toda a sua oferta, com um Spa e três piscinas. Entre a diversidade e exclusividade dos serviços disponíveis, destaque para as estruturas suspensas nas copas das árvores, adaptadas para massagens, atividades de relaxamento e de leitura ou apenas de contemplação da paisagem circundante”, refere a unidade hoteleira em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

O Aqua Village Resort conta ainda com uma Praia Fluvial privativa, Sala de Cinema, Sala de Congressos e um Restaurante de autor, entre outras valências que visam proporcionar todas as comodidades aos hóspedes mais exigentes.

O Resort apresenta 29 apartamentos, T1 e T2, bastante amplos, totalmente equipados e ainda uma luxuosa e exclusiva Suite Presidencial.




País: Bombeiros profissionais com “elevada expectativa” na secretária de Estado da Proteção Civil

 Associação Nacional de Bombeiros Profissionais manifestou hoje “elevada expectativa” na nomeação de Patrícia Gaspar…

… para secretária de Estado da Proteção Civil, considerando ser necessário alguém “com força” para realizar “todas as alterações necessárias” para o setor.

Em comunicado, a ANBP considera ser este “o momento ideal para o avanço na resolução de problemas concretos”, como a organização de todo o setor dos bombeiros profissionais, a integração dos precários que servem a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a organização do setor profissional que presta serviço nas associações humanitárias de bombeiros.

A ANBP refere também que outras das tarefas prioritárias são a reformulação de toda a orgânica da Escola Nacional de Bombeiros e o reforço de meios e recursos humanos na ANEPC.

“Com a nomeação de Patrícia Gaspar como secretária de Estado da Proteção Civil, a ANBP reafirma assim a sua disponibilidade e expectativa para a resolução, de uma vez por todas, de todos os problemas que afetam os Bombeiros Profissionais”, frisa ainda.

Segundo a lista de secretários de Estado hoje apresentada pelo primeiro-ministro, António Costa, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a atual segunda comandante da ANEPC e porta-voz desta estrutura durante os incêndios de 2017, Patrícia Gaspar, vai assumir a secretaria de Estado da Proteção Civil no Ministério que continua a ser tutelado por Eduardo Cabrita.




Despiste provocou um morto em Sernancelhe

O despiste de uma viatura ligeira na Estrada Nacional (EN) 226, no concelho de Sernancelhe, provocou um morto, na última madrugada.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Visei adiantou à agência Lusa que o despiste ocorreu às 00h46 e a vítima ficou encarcerada.

“A EN 226 esteve cortada até 02h37, em ambos sentidos, e, às 03:35, foi reaberta numa das faixas”, acrescentou.

Deslocaram-se ao local meios dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, da GNR e da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Moimenta da Beira.




Tiago Cerveira conquistou dois prémios no CineEco

 O realizador Tiago Cerveira, natural de Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital conquistou dois prémios…

…no CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

O documentário “Pagar a Promessa”, conquistou o Prémio Panorama Regional Lusofonia. O filme realizado por este jovem imortaliza a tradição da família Alves, quinta geração de Pastores Serra da Estrela que todos os anos vão pagar a promessa à Romaria dos Rebanhos de São Geraldo, aldeia do concelho de Tábua. “Acaba por ser um rasgo de sorte. Quando procurei esta família, apenas pretendia fazer algumas fotografias da preparação do rebanho para a romaria, mas percebi que estava ali um filme e não quis perdê-lo. É um prémio muito especial para mim mas acima de tudo uma homenagem a toda a família Alves”.

O filme “Wildlings” recebeu o Prémio Juventude Panorama Regional. Tiago Cerveira é o responsável pela direcção de fotografia e montagem do filme que faz parte de um projecto maior (livro e plataforma web), liderado por Lynn Mylou com a colaboração de Rodrigo Oliveira. Wildlings é um convite para o reencontro com a natureza e assim repovoar o interior de Portugal. O projecto que pode ser visto em www.wildlings.pt mostra seis exemplos que quem já fez a mudança da cidade para o rural.

Na edição anterior deste festival, o jovem realizador Oliveirense foi galardoado pelo filme “15 Memórias do Fogo” co-realizado com Rodrigo Oliveira, conquistando, assim, pelo segundo ano consecutivo o Prémio Juventude deste que é o único festival de cinema em Portugal, dedicado à temática ambiental que comemora este ano as 25 edições.




Festa da Castanha “superou expectativas” e regressa em 2020 “senão igual ainda melhor”

Está cumprida e com “sucesso” a 17ª edição da Festa da Castanha promovida pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez,…

… com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e outros parceiros. O Trail Colcurinho Sky Race, realizado na manhã de domingo, também resultou num balanço “extremamente positivo”.

Neste fim de semana, as atenções centraram-se na freguesia de Aldeia das Dez, e de modo particular no Santuário de Nossa Senhora das Preces, na localidade de Vale de Maceira. O arranque da 17ª Festa da Castanha já tinha sido dado no sábado, dia 19, na sede de freguesia, mas no domingo a programação conduziu os visitantes ao emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces.

No decorrer do certame, que tem a castanha como rainha, e conta com outros produtos endógenos e artesanato distribuídos por cerca de 60 expositores, o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia da Dez disse à Rádio Boa Nova que a Festa decorria de “forma brilhante”, na certeza de que assim iria continuar pelos eventos e animadores culturais presentes no recinto.

“No cômputo geral tem estado a decorrer de forma muito interessante”, afirmou Carlos Castanheira, que também regista com agrado o empenho do Município de Oliveira do Hospital em manter o Trail Colcurinho Sky Race associado à Festa da Castanha. “Sem dúvida que é uma mais valia e uma forma de manter viva e publicitada a nossa região, o município e a nossa freguesia”, afirmou.

Num olhar a todo o certame, Carlos Castanheira está convicto de que a Festa da Castanha “está em crescendo”, verificando que este ano se assistiu a uma “evolução positiva” ao nível dos expositores, participantes e atividades lúdicas e desportivas. “É um sonho concretizado, com metas concretizadas e ultrapassadas. Para o ano fazemos uma festa senão igual, ainda melhor”.

Responsável pela organização do Trail Colcurinho Sky Race, Nuno Ribeiro não se demorou a fazer um balanço “extremamente positivo” da prova, atendendo também áquilo que foi o feedbach dos atletas das provas 25 Km , 12Km ou caminhada . “Estão bastante satisfeitos pela forma como o evento esteve organizado”, referiu. Nuno Ribeiro notou o facto de a iniciativa ter reunido cerca de 300 atletas e de, com esta prova, o município contribuir para a promoção do concelho de Oliveira do Hospital e para abrilhantar a Festa da Castanha.


Veja outras fotos aqui>>>




22 Novos Secretários de Estado. Saiba quem são membros do próximo governo

O Presidente da República recebeu hoje, a seu pedido, o Primeiro-Ministro, António Costa, que lhe submeteu a lista de nomes propostos para Secretários de Estado.

Lista do XXII Governo Constitucional:

Primeiro-Ministro, António Costa

Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro

Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Tiago Antunes

 

– Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira

Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves

Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques

Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres

Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo

 

– Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro

Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Milheiro Nunes

Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Jorge Nogueira Leite Brilhante Dias

 

– Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro

Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira

 

– Ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno

Secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix

Secretário de Estado do Orçamento, João Leão

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes

Secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo

 

– Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches

Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento Castro

 

– Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís

Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar

 

– Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado

Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso

 

– Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão

Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima de Jesus Fonseca

Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto

Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho

 

– Ministro do Planeamento, Nelson Souza

Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes

 

– Ministra da Cultura, Graça Fonseca

Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira

Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva

 

– Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira

 

– Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa

Secretária de Estado da Educação, Susana Amador

Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo

 

– Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Filipe Pardal Cabrita

Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Gameiro Rodrigues Bastos

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes

Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes

 

– Ministra da Saúde, Marta Temido

Secretária de Estado Adjunta da Saúde, Jamila Madeira

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

 

– Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes

Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Saldanha de Azevedo Galamba

Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa

Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Marçal Lopes Catarino

Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Nuno Rodrigues e Pinheiro

 

– Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda

Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado

Secretário de Estado da Habitação, Ana Pinho

 

– Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa

Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Soares Miguel

Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira

 

– Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque

Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Tiago dos Santos Russo

 

– Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos

Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário

 

A nomeação e posse de todo o XXII Governo Constitucional estão previstas para esta semana, em data a determinar, depois da publicação do mapa oficial das eleições e da primeira reunião da nova legislatura da Assembleia da República.




Região: GNR identificou homem de 86 anos suspeito de violência doméstica

A GNR identificou um homem de 86 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho da Covilhã.

Fonte do Comando Territorial de Castelo Branco explicou que o homem foi identificado na sexta-feira, através do Posto Territorial da Covilhã, na sequência de uma investigação por violência doméstica.

“Os militares apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica sobre a sua esposa, de 84 anos. O suspeito, de forma reiterada, agredia e insultava a vítima, vindo a intensificar-se as situações na sua gravidade e frequência, culminando com um episódio de agressões, insultos e subtração de todos os bens pessoais”, é referido.

No âmbito deste processo foi ainda realizada uma busca domiciliária, que levou à apreensão de algumas armas, nomeadamente uma carabina, uma arma branca, 32 munições e uma cartucheira.

O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Covilhã.




Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

Uma derrota e um empate foram os resultados alcançados, este fim-de-semana, pelas equipas do concelho de Oliveira do Hospital que disputaram a 4ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra.

A Associação Desportiva Nogueirense foi derrotada pelo União 1919 por 3-2. A equipa de Nogueira do Cravo segue na competição no 14º lugar, com 3 pontos.

Por sua vez, um empate por duas bolas foi o resultado final da partida que juntou em campo o Penelense e a Associação Desportiva de Lagares da Beira.

Ainda no que diz respeito a futebol, de referir que o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) não entrou em campo este fim-de-semana, uma vez que decorreram jogos a contar para a Taça de Portugal, competição da qual os oliveirenses foram derrotados na 1ª eliminatória frente ao Condeixa.

Em basquetebol, o Sampaense Basket venceu numa difícil deslocação. A equipa de S Paio de Gramaços deslocou-se ao Arquipélago dos Açores para disputar a 2ª jornada do Campeonato da Proliga, onde venceu por 88-72 o Angra. A equipa comandada por Cláudio Figueiredo prossegue no 3º lugar, com 4 pontos.

Na modalidade de hóquei patins, os seniores do FCOH perderam por 4-1 frente ao Termas OC na 2ª jornada do Campeonato da 3ª Divisão- Zona Centro. A equipa oliveirense, até ao momento, não somou ainda nenhum ponto.




Maratona Clube Vila Chã participou na EDP Maratona de Lisboa

No passado dia 20 de outubro, o Maratona Clube Vila Chã foi representado pelo atleta Jacinto Correia na EDP Maratona de Lisboa.

Esta Maratona contou como  a 26ª para o seu palmarés. O atleta classificou-se em 8º lugar do escalão de M55, terminando a prova com uma marca de 3:10’02”. Um esforço excelso por parte do atleta do Maratona.




Penacova: Roteiro do Arista vale apuramento para prémio “Município do Ano”

Pela segunda vez em quatro anos, o Município de Penacova foi selecionado para o prémio “Município do Ano 2019”. O Roteiro do Arista, …

… inserido na nova linha de imagem de natureza e paisagística, que tem por mote “Penacova tem bom Ar”, destacou-se entre as restantes candidaturas, sendo igualmente nomeado para a categoria regional de concelhos com menos de 20 mil habitantes.

A atribuição do prémio é da responsabilidade da Universidade do Minho e os projetos dos municípios nomeados serão  avaliados de seguida por um júri nacional para encontrar os nove municípios com prémio regional, um prémio intermunicipal e o Município do Ano 2019. Os resultados serão anunciados na “Cerimónia de Entrega dos Prémios Municípios do Ano 2019”, a ter lugar no dia 15 de novembro próximo, no Mosteiro de Arouca.

De acordo com João Azadinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Penacova, mostrando-se visivelmente satisfeito com a distinção, “o Roteiro do Arista consiste numa visita a oito pontos emblemáticos do concelho, tantos quantas as letras que formam a palavra Penacova, encontrando em cada local a respetiva letra, fotografando-as com um telemóvel e, com apoio da aplicação móvel formar o puzzle com a totalidade das letras formando o nome do concelho”. Para quem não é adepto das Apps, o Município pensou numa alternativa e as pessoas podem levantar gratuitamente um passaporte no Turismo, preenchendo com informações constantes em cada local a visitar e, se mostrarem o passaporte preenchido, terá direito a receber um prémio.

 




 “Injustiça” é o grande vencedor da 25ª edição do CineEco

O documentário americano de Cynthia Wade e Sasha Friedlander, Injustiça (Grit), da competição Internacional Longas, é o vencedor…

… do “Grande Prémio Ambiente” do CineEco 2019, que decorreu em Seia de 12 a 19 de Outubro.

O storytelling emotivo do filme sobre o ativismo de uma jovem contra uma multinacional indonésia, sobrevivente de um tsunami de lama tóxica que enterrou 16 aldeias em Java Oriental, conquistou o júri do Festival que, este ano, destacou a Emergência Climática como um dos seus temas centrais. Ainda no panorama internacional de longas-metragens mereceram destaque documentários sobre temáticas transversais e atuais sobre a ação do Homem no meio-ambiente. O “Grande Prémio Antropologia Ambiental – Liberty Seguros foi conquistado por Reator Perdido (Lost Reator), documentário alemão sobre um grupo de pessoas que vivem numa dimensão de tempo pós-Chernobyl paredes-meias com uma Central de Energia Nuclear que nunca chegou a funcionar.

Já o Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados foi atribuído a Genesis 2.0, um filme-documentário sobre manipulação genética, tecnologia e criação na busca do “ouro branco” nos limites mais remotos da Sibéria.

O júri do CineEco atribui ainda três Menções Honrosas, aos filmes “O Herói das Ovelhas” (Sheep Hero) de Ton van Zantvoort, documentário que acompanha Stijn, um pastor tradicional forçado a inovar num mundo neoliberal, facto que entra em conflito com a sua visão idealista da vida; “Sonhando um Lugar” o primeiro filme de longa duração de Alfonso Kint, um relato sobre uma família que se reinventou num lugar, numa aldeia sonhada; e ainda a “Walden” de Daniel Zimmermann, documentário no qual o realizador suíço constata o absurdo de um dos princípios económicos que definem o mundo globalizado.

De entre os 80 filmes de mais de 20 países a Concurso na 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela destacaram-se ainda no Prémio Internacional Curtas Metragens – Turistrela, o filme de animação em stop montion feito com argila intitulado “Pacha Lama Somos Nós: A Cerimónia para Pachamama”. “O Senhor Kubota” e a sua busca pela imortalidade conquistou o “Prémio Televisão”.

“Hálito Azul” de Rodrigo Areias conseguiu arrecadar o “Prémio Camacho Costa Lusofonia” e, no Panorama Regional, o documentário “Pagar a Promessa” de Tiago Cerveira levou o “Prémio Panorama Regional Lusofonia”.

Em ano de Bodas de Prata, entre os dias 12 e 19 de outubro passaram pelas salas do Festival mais de 6.000 espetadores, para além de diretores de festivais de cinema ambiente, realizadores e profissionais de várias áreas.

Foi uma semana dedicada ao melhor do que se faz ao nível da cinematografia de temática ambiental nacional e internacional que contou com a presença, em Seia, de cerca de 40 realizadores de vários países. A edição comemorativa do Festival de Seia conseguiu agregar, uma vez mais, uma vasta oferta de atividades paralelas como as eco-talks, as oficinas de educação ambiental, uma residência artística audiovisual e chamou até si a centralidade do debate internacional sobre as questões ligadas à Emergência Climática e Educação Ambiental, no II Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiente.

“O CineEco prova ser um Festival de resistência. Estes 25 anos representam para o Município de Seia uma afirmação do seu papel no âmbito da promoção da Educação para o Ambiente e promoção turística, bem patente no número crescente de público e participantes nacionais e internacionais que todos os anos visitam e por cá ficam durante a semana do Festival”, concretiza Mário Branquinho.

O CineEco fecha as portas no grande ecrã em Seia, mas entra em itinerância ao longo deste ano nas suas extensões por todo o país, incluindo Madeira e Açores, “prova de que este Festival tem conquistado um número crescente de públicos de várias idades sendo um polo aglutinador de cinema e educação ambiental no País, tendo no CineEco o seu mediador comum”, ressalva o diretor do Festival.

O Festival Internacional de Cinema Ambiental regressa a Seia, em 2020, entre os dias 10 a 17 outubro.




Mulher morreu em despiste de automóvel na EN109 em Leiria

Uma mulher morreu, ontem, e num acidente de viação na Estrada Nacional 109, no concelho de Leiria.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria adiantou que se tratou de um despiste de automóvel na zona de Monte Redondo, que ficou imobilizado fora da estrada, ocorrido às 18h04.

O óbito foi confirmado no local por uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

Nas operações de socorro estiveram também os Bombeiros Voluntários de Leiria com seis elementos e duas viaturas.




Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este fim-de-semana, os jogos do Campeonato Nacional dão lugar a encontros a contar para a Taça de Portugal e, por isso, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) não entra em campo nos próximos dias.

Por outro lado, a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) e a Associação Desportiva de Lagares da Beira estão de regresso à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra.

Na 4ª jornada da competição, a ADN desloca-se ao Campo da Arregaça, em Coimbra, para defrontar o União 1919. A partida acontece domingo, dia 20 de outubro, pelas 15h00.

Por sua vez, Lagares da Beira disputa a jornada frente ao Penelense. O jogo está previsto para domingo, pelas 15h00, no Parque Desportivo Municipal São Jorge, em Penela.

Em basquetebol, o Sampaense Basket, que iniciou no passado fim-de-semana a sua caminhada no Campeonato da Proliga, este sábado, dia 19 de outubro, a equipa de S. Paio de Gramaços desloca-se ao Arquipélago dos Açores para defrontar o Angra, nesta que é a 2ª jornada.

Na modalidade de hóquei patins, os seniores do FCOH joga, no próximo domingo, 20 de outubro, a 2ª jornada do Campeonato da 3ª Divisão- Zona Centro. A partida é frente ao Termas OC e acontece no Pavilhão Gimnodesportivo David Correia de Andrade, em S. Pedro do Sul. Os Sub-19 jogam amanhã, 19 de outubro, pelas 17h00, frente à UD Oliveirense. O jogo é a contar para a Taça de Abertura APA / APC AZEMAD. No domingo, é a vez de os Benjamins entrarem em campo. Os mais novos vão defrontar a ACR Pessegueiro de Vouga, às 12h00 de domingo, jogo do torneio “Jogar para formar” da AZEMAD.




Penacova: Detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Penacova, deteve hoje, dia 18 de outubro, um homem de 22 anos, pelo crime de detenção de arma proibida, na localidade de Gavinhos – Figueira de Lorvão, no concelho de Penacova.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as autoridades referem que, na sequência de uma denúncia pela tentativa de furto de um estabelecimento, os militares deslocaram-se ao local, tendo intercetado e abordado um suspeito que seguia num veiculo. No momento da abordagem foi possível detetar que o mesmo tinha na sua posse quatro armas e material referente à prática de furtos, tendo sido apreendido o seguinte material: uma arma de alarme, uma arma branca dissimulada em porta-chaves, uma navalha, uma faca, uma chave de fendas e um veículo.

O detido foi, esta tarde, presente ao Tribunal Judicial de Penacova, para aplicação de medidas de coação.




Coimbra: Detido autor de disparos contra seguranças de discoteca

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo DIAP de Coimbra, procedeu à detenção de um homem, com 22 anos de idade,…

…pela presumível prática de crime de homicídio qualificado, na forma tentada, factos estes ocorridos na madrugada do passado dia 3 de outubro.

O indivíduo, agora detido, terá sido o autor de disparos com arma de fogo contra seguranças de um estabelecimento de diversão noturna em Coimbra, por lhe terem vedado a entrada nesse espaço, colocando-se de seguida em fuga.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a PJ adianta que no decurso das diligências que se seguiram à detenção, foi encontrada e apreendida a pistola utilizada na prática do crime, que se confirmou tratar-se de uma arma de fogo transformada, apta a disparar munições de calibre 6, 35 mm.

O detido, já referenciado pelas autoridades pela prática de vários tipos de ilícitos criminais, alguns dos quais envolvendo armas de fogo, vai ser presente às autoridades judiciárias, tendo em vista a aplicação das medidas de coação entendidas por mais adequadas.