Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7

Segunda passagem pelos troços de Lousã, Góis e Arganil deixam  Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  em primeiro na classificação geral com 1:00:50.1

Em Lousada, a tendência manteve-se com Tänak a liderar o rali e a Toyota nos três primeiros lugares… com o tempo geral de 1:03:26.1

…A segunda passagem por estes troços foi mais rápida para os pilotos.

Tänak disse que “…o troço na segunda passagem tinha terra mais solta” .

Já Latvala viu o motor do seu Toyota parar e perder com isso algum tempo

Meek “… ainda há algum trabalho a fazer”

Armindo Araújo – Luis Ramalho em Hyundai i20, é o melhor português na 22º posição da geral com o tempo de  1:06:29.2

Foto: Hyundai.pt

O Mitsubishi do piloto português J. Merciano – F. Pereira começou a arder no meio do troço em Arganil, exigindo a intervenção dos bombeiros

Agora segue-se  PE7 SSS Lousada – 3.36 km   às 19:03h

 

Confira aqui a classificação após 1º dia de prova

https://www.ewrc-results.com/results/54466-vodafone-rally-de-portugal-2019/?s=218302

 




Oliveira do Hospital realiza Festival Municipal da Canção

Amanhã, 1 de junho, realiza-se a quarta edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, …

…que vai privilegiar, como tema, os autores e cantores da música portuguesa.

No palco, instalado no Largo Ribeiro do Amaral, irão ouvir-se uma dezena de canções concorrentes interpretadas por crianças e jovens, divididas entre dois escalões: infantil dos 5 aos 10 e juvenil dos 11 aos 15 anos.

Neste espetáculo, que terá início às 21h30, participantes serão acompanhados por música ao vivo para fazerem as suas interpretações musicais e terá a participação especial na condução do festival, que será apresentado por Ângela Cunha, dos dois vencedores do ano anterior, o Martim Nina e o Ricardo Oliveira. Pais e encarregados de educação assumem, como sempre, uma parte ativa neste espetáculo musical apoiando, deste modo, os seus filhos nesta atividade.

Ao júri – constituído por José Carlos Completo, em representação da Câmara Municipal; Margarida Prata, do jornal Folha do Centro; e José Maria Jorge, do Coral de Sant’Ana – caberá a difícil tarefa de avaliar as prestações musicais dos concorrentes, de acordo com vários critérios, como afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco, para depois ditar os vencedores do festival.

A realização do Festival Municipal da Canção será a chave de ouro para encerrar o 1 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial da Criança.

Para comemorar a efeméride, o Município de Oliveira do Hospital promove, ao longo do dia, uma programação com várias atividades a pensar nos mais novos. No Largo Ribeiro do Amaral, não faltará muita animação, brincadeiras, insufláveis e muitas surpresas, preparadas pela autarquia com as Bibliotecas Públicas Municipais e a Eptoliva, para que os mais novos tenham um dia repleto de alegria.

Foto: Vencedores do Festival 2018




“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Dele destacamos, nas “Notícias do Nosso Mundo”, apresentadas pela Catarina Duarte, duas excelentes notícias de âmbito local. Oliveira do Hospital está entre os três primeiros municípios do país classificados como melhores exemplos de boa governação local, no estudo “Qualidade da governação local em Portugal” que foi divulgado, recentemente, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, na Jornada do Poder Local, em Portalegre. Também a vizinha aldeia histórica de Piódão foi reconhecida com o prémio Portugal Cinco Estrelas 2019, na categoria de Aldeias e Vilas.

No âmbito político, a Bárbara Coquim faz um balanço das eleições europeias, destacando como muito negativo a elevada abstenção no nosso país. A este propósito, o Miguel Fonseca, na rubrica “Uma visão diferente… ”, a partir de uma análise humorística de Ricardo Araújo Pereira, criticou a abstenção e a falta de consciência política.

Em “jovens Atentos”, a Bárbara referiu que o partido de extrema-direita alemão, Alternative für Deutschland, tem adotado a questão climática, negando-a, de forma a aumentar a sua popularidade eleitoral, unindo-se a cientistas para quem o debate sobre o aquecimento global não passa de uma “histeria”. É muito preocupante o rumo seguido pela extrema-direita!

Na rubrica “Nós e os Animais”, a Mafalda Correia faz referência a mais um caso de violência contra animais. Na rubrica “Museus”, apresenta a igreja de São Pedro de Lourosa, um dos raros edifícios religiosos pré-românicos em Portugal, sendo exemplar único em todo país e um dos mais antigos templos de toda a Península Ibérica, datado de 912.

Em “Consciência Ecológica/Preservação do Ambiente”, a Francisca Rodrigues noticia que a capital do México decretou, na semana passada, estado de emergência e pediu às pessoas para que fiquem em casa devido aos elevados níveis de poluição no ar, considerados perigosos para a saúde humana.

Na rubrica “Personalidades”, a Daniela Lopes evoca a saudosa memória do Professor César Oliveira, um reputado historiador que foi Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, entre 1989 e 1993.

Na rubrica “Visitas/Viagens”, a Catarina Lopes convida aos ouvintes a participarem na sexta edição do programa “mOHve-te Verão” que teve início no dia 29 de maio, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, e se prolonga até 18 de julho. Convida também para, no próximo dia 9 de junho, não faltarem à festa em honra da N.ª Sr.ª das Necessidades, que se venera na pequena ermida do Monte do Colcurinho, aquela que avistamos de muito longe.

A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro é “Billythekid”, um drama, realizado por Vincent D’Onofrio, em exibição nos cinemas.

Na rubrica “ Cultura nunca é de mais”, a Rita Tavares sugere espetáculos ecléticos, em Lisboa, Sintra, Setúbal, Coimbra, Aveiro e Crato, a não perder.

A finalizar as notícias do AEOH, com destaque para a exposição “A Europa e as instituições da União Europeia”, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Geografia e para a menção honrosa, obtida pelos nossos alunos, na Final Nacional de Eco-Cozinheiros no âmbito do projecto Alimentação Saudável e Sustentável nas Eco-Escolas.

Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira em 100.2 FM ou através da emissão online disponível em: http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html




Eptoliva incentiva novos alunos para o ensino profissional

Contando com 27 anos de experiência e 114 cursos ministrados de oferta profissional e diferenciada, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil,…

… é atualmente, uma resposta às necessidades formativas resultantes das opções dos alunos, das necessidades dos 70 promotores e de mais empresas e associações da região, bem como das realidades do seu território de abrangência.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Eptoliva adianta que a oferta formativa disponível na EPTOLIVA para o triénio de 2019-2022, compreende os Cursos Profissionais de Turismo, uma área estratégica de desenvolvimento económico e social na região e no país, em contínua ascensão e de empregabilidade imediata; Desporto, área vocacional com grande sucesso junto dos alunos, quer pela polivalência da formação e apetências adquiridas como pela grande perspetiva de prosseguimento de estudos superiores e especializados; Manutenção Industrial na variante de Mecatrónica Automóvel e Eletrónica Automação e Comando, áreas de excelência na qualidade do ensino da escola, com grande componente prática, tecnológica e de inovação, e que registam altos índices de empregabilidade; Design, área de criatividade e aptidão multimédia que, aliada à vertente informática do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, permitem aos alunos obter competências digitais, de computação e tecnologias de informação adequadas aos desafios do século XXI; Auxiliar de Saúde, uma área ligada aos cuidados de saúde e proximidade a pacientes, com uma vertente social especificamente ligada à enfermagem e medicina, com grande procura por parte das instituições da região e diversas perspetivas para o ensino superior; Artes do Espetáculo/Interpretação, área diferenciadora e inédita na região, que permite a valorização da educação artística e cultural alicerçada ao talento, imaginação, criatividade, oralidade e performance dos alunos, assente numa formação geral com várias abordagens profissionais e de estudos superiores.

“O enriquecimento prático da formação desenvolvida na EPTOLIVA proporciona a cada aluno, ao longo dos três anos de duração da formação, a frequência de estágios profissionais e internacionais, visitas de estudo, participação em concursos, seminários e colóquios e também a organização de atividades e eventos diversos. Todos os cursos concedem equivalência ao 12º ano de escolaridade e possibilitam aos jovens, após conclusão dos mesmos, candidatar-se ao ensino superior para o prosseguimento de estudos”, acrescenta a escola.

A EPTOLIVA proporciona anualmente vários incentivos ao estudo, através de apoios superiores a 2000€/aluno e prémios de mérito escolar que ascendem a mais de 2000€. Este ano há outros incentivos que abrangem os novos alunos, que assim terão a oportunidade de aceder à utilização de um Tablet /PC e de um EptoKit com vários acessórios identificativos da marca EPTOLIVA.

“Fazendo jus aos mais de 50 prémios regionais, nacionais e internacionais que obteve nos últimos anos, a EPTOLIVA convida todos os alunos a tomarem a decisão certa, ingressando numa escola vencedora”, conclui.




Viatura incendeia-se no troço do Rally de Portugal, em Arganil

Uma viatura ardeu, no troço de Arganil, um quilómetro e meio depois do ponto de partida, adianta o site Notícias Meda de Mouros.

Segundo aquela publicação, o alerta foi dado cerca das 14h00, para um incêndio numa viatura, em pleno troço de Arganil do Rally de Portugal. A viatura ardeu no local conhecido como a casa do “PPD”.

O incêndio mobilizou sete operacionais dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira e Côja, que se encontravam de prevenção ao evento.

A viatura ficou parcialmente destruída.

Foto de arquivo




Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 2 de junho, o seu 73º aniversário.

A comemoração, que em cada ano aproxima todos os elementos da corporação, conta com um vasto programa que inicia às 9h00 com o hastear das bandeiras. Pelas 10h30 será feita a receção das entidades convidadas, e às 10h45 o Juramento de Bandeira, e as habituais promoções e condecorações. Segue-se, às 11h30, a benção de viaturas. Pelas 12h00 está prevista a Sessão Solene. A comemoração termina com um almoço convívio agendado para as 13h30.

Na comemoração do seu 73º aniversário, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira é presidida por Telmo Esteves. António Pinto é comandante da corporação. “Todos aqueles que dedicam uma parte da sua vida a ajudar os outros, são dignos de reconhecimento”, refere a direcção da AHBV de Lagares da Beira.




PIDS: “Enquanto jovens, temos que ser o veículo de poder fazer mais” (com vídeo)

Júlio Mendes é um dos rostos da associação designada por PIDS e que se traduz no “Plano de Intervenção e Dinâmica da Freguesia de Seixo da Beira”. 

Em data recente abriu as portas da renovada sede, antiga escola primária da Sobreda, à Rádio Boa Nova para mostrar as obras feitas, mas também a importância que o PIDS tem no território da freguesia de Seixo da Beira.

O PISD conta já com quatro anos de atividade, com início na pré-escola das Seixas. Há dois anos, já na escola primária da Sobreda, recebeu a visita do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebolo, no âmbito do roteiro da federação distrital.Agora a sede do PIDS, a antiga escola da Sobreda está mais bonita e mais moderna. No passado dia 29 de abril, os jovens inauguraram as obras que aconteceram ao abrigo da linha de financiamento  do “Fundo Recomeçar” da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. “Temos também aproveitado as linhas de apoio ao associativismo juvenil. O nosso sucesso depende do empenho dos jovens”, referiu Júlio Mendes, referindo que até agora a o PIDS já promoveu cera de 20 eventos muito grandes, do qual se destaca o desfile de carnaval.

A requalificação da sede representou um investimento de 9440 Euros , apoiados a 70 por cento pelo Fundo Recomeçar  que assegurou o montante de 6440 Euros . A Câmara Municipal apoiou a obra com dois mil Euros e o PIDS suportou os restantes mil Euros.

À Rádio Boa Nova, Júlio Mendes, contou que  a constituição do PIDS resultou da vontade de um conjunto de jovens  da freguesia. “Em vez de estarmos sempre a reclamar, fomo-nos juntando” , referiu, notando que o PIDS está aberto à entrada de novos jovens. “O critério é ser da freguesia e ter mais de 18 anos”, informou.

“Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”

Com formação em psicologia, Júlio Mendes enaltece o potencial da freguesia de Seixo da Beira, que é privilegiada em vários sentidos, sobretudo pelo seu posicionamento geográfico. “Estamos a 15/ 20 minutos de uma linha férrea, a 25 minutos de uma auto-estrada. Também temos que acreditar na potencialidade das pessoas da freguesia e aproveitar os recursos humanos para trabalhar pelo desenvolvimento da freguesia”. Acredita, por isso. que os elementos do PIDS, 23, “enquanto jovens temos que ser o veículo de poder fazer mais”. O que se ganha? “É o convívio e o fortalecer laços”, regista Júlio Mendes.

A provar a atividade do PIDS estão as várias iniciativas que vão acontecendo, destacando-se  já no próximo dia 7 de junho, a Noite de Fados e no dia 8 o Festival no Parque de Nª Srª Estrela, no âmbito do programa “Seixo da Cultura”. Nos dias 13 e 14 de julho, acontece o já conhecido “Torneio 24 horas” no polidesportivo da Cordinha.

Através da ação do PIDS, os jovens pretendem dar vida à freguesia de Seixo da Beira e potenciar a fixação de jovens neste território. “Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”, rematou.




CCPOH promove “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos”

A “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos” irá decorrer no próximo dia 9 de Junho, organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), secção de Motores.

A iniciativa começa às 9h30 com a abertura das inscrições no CCPOH. A Rota da Azeitona arranca às 10h30 com os participantes que, às 11h realizam uma visita ao Museu do Azeite situado na Bobadela.

A iniciativa termina às 13h30 com um almoço campal junto à Praia Fluvial de São Sebastião da Feira.

Os interessados em participar devem efectuar a pré-inscrição até ao próximo dia 5 de Junho. Saiba mais junto do CCPOH.

 

 

Mariana Osório e Mariana Alves (estagiárias EPTOLIVA)



Ott Tanak em Toyota Yaris WRC lidera Rally de Portugal, após completar as três primeira classificativas (Lousã, Góis e Arganil)

Lousã 1/PE1 – 12,35 km

Sordo em Hyundai foi primeiro com 9.06.9

Tanak em Toyota foi o segundo com o tempo de 9.11.1

Suninen em Ford Fieta foi terceiro com 9.11.3

Latvala em Toyto foi quarto com 9.11.7

 

Pilotos falaram no final da classificativa sobre as dificuldades com o pó e a dificil visibilidade

Sordo “ …houve algumas partes dificeis mas gostei. Estou feliz”

Suninemn “… acho que precisamos de um filtro para o cockpit. Às vezes é dificil respirar”

Loeb “… muita poeira no início do troço, o que o tornava mais complicado. Eu tentei encontrar ritmo mas estava muito escorregadio. Dificil!”

Consulte os tempos:

https://www.ewrc-results.com/results/54466-vodafone-rally-de-portugal-2019/?s=218296

 

Góis 1/PE2 – 18,78 km

Tanak é primeiro também em Góis com 12:19.7

Latvala foi segundo com 12:20.7

Sordo é terceiro com 12:23.4

Ogier em Citroen foi quarto  com  12:25.0

 

Tanak disse ser “…muito dificil  com estas condições e vai ser um dia longo”

Neuville foi oitavo e perdeu algum tempo “… parou o motor num cruzamento e demorei a ligar o carro”

Consulte os tempos:

https://www.ewrc-results.com/results/54466-vodafone-rally-de-portugal-2019/?s=218297

 

Arganil 1/PE3 –  14.44 km

Tanak faz de novo o melhor tempo e é primeiro com 9:00.0

Neuville é o segundo com 9:01.7

Meeke foi terceiro com 9:05.8

Ogier foi quarto com 9:06.5

 

Hyundai i20 com problemas

Loeb parou com problemas mecânicos no seu Hyundai i20

Sordo parou também com problemas no motor no Hyundai 120

Consulte os tempos:

https://www.ewrc-results.com/results/54466-vodafone-rally-de-portugal-2019/?s=218298

 

Armada Toyota lidera classificação geral do rali.

Ott Tanak em Toyota Yaris WRC, é primeiro da geral com o tempo total de 30:30.8

Latvalla, também em Toyota é segundo com 30:37.7

Meeke em Toyota é terceiro com 30:44.8

 

Armindo Araújo – Ramalho Luís em em Hyundai i20, são os primeiros pilotos portugueses na 31ª posição com o tempo de 30:00.8




Acidente a caminho do Rally de Portugal, faz um morto e três feridos ligeiros em Miranda do Corvo

Acidente em Miranda do Corvo causa um morto e três feridos ligeiros.

Segundo fonte dos bombeiros locais, as vitimas são jovens que vieram da Madeira para assistir ao Rally de Portugal quando iam a caminho do troço da Lousã, em carro que tinham alugado.

O acidente envolveu também um trator carregado de rolos que terá atingido o carro onde seguiam os jovens.

Segundo o CODU, alerta foi dado às 7.41 e estiveram no local a VMER e os Bombeiro de Miranda do Corvo com 10 operacionais.




EPTO FUTUROS: “Em Portugal estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa da poluição” alerta Francisco Ferreira

“Mobilidade com Ambiente” foi o grande tema de mais uma conferência EPTO FUTUROS, realizada ontem, que juntou especialistas da área…

…que defenderam o uso de carros elétricos em prol da saúde e do meio ambiente. A iniciativa teve lugar na escola sede da Eptoliva- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.

Nesta Jornada Técnica do Curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel, Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, defendeu que os carros a gasóleo e a gasolina prejudicam a saúde e são motivo de alterações climáticas. “Um carro a gasóleo ou um carro a gasolina têm muitas emissões de óxido de azoto. Em Portugal, estima-se que morram, por ano, seis mil pessoas à custa desta poluição gerada por vários poluentes”, referiu, alertando para os “grandes problemas em termos de qualidade do ar”.

Para além da influência na saúde das pessoas, o especialista acredita que as alterações climáticas também se devem às emissões do dióxido de carbono. “Em Portugal, o transporte rodoviário é responsável por mais de 25 por cento dessas emissões”. Para Francisco Ferreira, em 2050, “carros a gasóleo e a gasolina vão ser muito raros de encontrar” e estima que, em 2022 ou 2023, “o custo de um veículo elétrico, a gasóleo e a gasolina vai ser muito idêntico”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, elogiou a iniciativa da Eptoliva. “Foi uma decisão inteligente, numa altura em que precisamos, nos domínios do ambiente e da sustentabilidade, sermos essencialmente inteligentes e razoáveis”. O vice-presidente relembrou que a escola profissional “há muito” que conseguiu o galardão Eco-Escola, assim como o Município oliveirense foi considerado “Ambientalmente Sustentável”, pela Associação Bandeira Azul da Europa.

“Temos um conjunto de boas práticas de prevenção e de uso sustentável dos recursos que envolvem a comunidade, os cidadãos, as empresas e as escolas”, afirmou José Francisco Rolo que adiantou que a autarquia está “a fazer um esforço no âmbito da mobilidade urbana”, nomeadamente “no desenho da conceção de um conjunto de ciclovias de uso partilhado”. “Queremos dar mais qualidade de vida e que as pessoas andem mais de bicicleta”, rematou.

Para Daniel Costa, presidente da Adeptoliva, associação que gere a Eptoliva, o curso de Manutenção Industrial Mecatrónica Automóvel “é um dos cursos com maior empregabilidade” e, por isso, continuará a ser lecionado no próximo ano letivo.

“A Eptoliva é uma open school, uma escola que está aberta à comunidade. Aqui os alunos não são apenas meros números. São pessoas e como pessoas é assim que devem ser tratados”, afirmou Daniel Costa.

Esta ação contou ainda com as intervenções de Manuel Rodrigues, presidente da VAB, Gustavo Pinto, representante da Divisão Após-venda da Caetano Auto e Bráulio Afonso, consultor de vendas da Jaguar Land Rover, M.Coutinho.

No final da sessão, Francisco Borges, aluno do 3º ano do curso, apresentou o Projeto de Empreendedorismo Living on 21th Century”.

Ao longo da tarde decorreu ainda o “Eptorally- Emissões Zero”, inserido nas Práticas Profissionais, com carrinhos de rolamentos, junto ao espaço da Nova Feira Mensal.




Ca$h Resto Z€ro: “Portugal não foi nada Europeu neste ato eleitoral”

No espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves, olha hoje para as eleições para o Parlamento Europeu que decorreram no domingo, dia 26, para destacar a “abstenção que nos deve envergonhar e preocupar”.

“Em cada 10 portugueses, só três foram votar. Nesta coisa de ir a votos, Portugal esteve em contraciclo com a Europa”, refere Vítor Neves. Contas feitas, Vítor Neves observa que Portugal “ficou no top3 dos 28 países que menos votou, numas eleições que revelaram uma maior afluência Às urnas que em atos eleitorais anteriores”.

Para Vítor Neves é caso  para dizer que “Portugal não foi nada europeu neste ato eleitoral”.  No espaço de opinião, considerou que até “custa a perceber a razão a não ir votar”,  já que Portugal “foi dos países da União Europeia que mais recebeu da Europa  e muito do desenvolvimento de Portugal dos últimos 20 , 30 anos deve-se muito ao apoio Europeu.

Estranha sobretudo porque é que foi o interior quem menos votou, bem como o motivo pelo qual os jovens não foram votar. “O interior hoje tem infraestruturas de âmbito desportivo, cultural e rodoviário que nunca teria se não tivesse aderido à Europa. Também não se entende, porque é que os jovens não foram votar. Os jovens foram dos que mais beneficiaram com a integração de Portugal na Europa.

Espera Vítor Neves que “nas próximas eleições Europeias, Portugal seja grande e não pequenino a votar”.

“Ca$h Resto Z€ro” – Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas. Por Vítor Neves na Rádio Boa Nova.




Rally de Portugal: Pilotos e carros já estão na estrada

O Vodafone Rally de Portugal 2019 já se encontra oficialmente na estrada, depois da cerimónia de partida na Porta Férrea, em Coimbra, ao final da tarde de ontem,..

…num cenário recheado de história que não deixou de impressionar os pilotos.

Ogier, Loeb, Tänak, Neuville, Meeke e Evans são os principais candidatos à vitória no Rally de Portugal, sétima das 14 provas do «Mundial» 2019. Organizado como habitualmente pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), vai para a estrada esta sexta-feira

O francês Sébastien Ogier chega a Portugal na liderança do «Mundial» de Ralis, 10 pontos à frente do estónio Ott Tänak e 12 do belga Thierry Neuville, que completam o pódio provisório da competição. Estes três, juntamente com Sébastien Loeb, Kris Meeke e Elfyn Evans constituem o sexteto mais bem posicionado para discutir a vitória na prova. Mas tanto Jari-Matti Latvala como Dani Sordo podem ter igualmente uma palavra a dizer.

Se vencer, Ogier vai mesmo bater o recorde de cinco vitórias na ronda mundialista portuguesa, que partilha para já com o finlandês Markku Alén, autor da proeza nos anos 1970 e 80.

E se entre os concorrentes do Campeonato do Mundo os prognósticos são reservados, dado o equilíbrio de forças e o determinismo que as ordens de partida para as etapas podem gerar, os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis também dificultam vaticínios: Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, Miguel Barbosa, José Pedro Fontes, Pedro Meireles e Bruno Magalhães são todos candidatos a um eventual triunfo. Para o «Nacional», a prova do ACP termina após a 10.ª classificativa, Amarante, no sábado de manhã.

Nota ainda, nesta 53.ª edição do Rali de Portugal, para o regresso da competição ao centro do país, onde a prova não se realizava desde 2001, com os troços de Arganil, Lousã e Góis, disputados precisamente neste primeiro dia de rali. Ao todo, vão ser corridos 307 quilómetros contra o cronómetro, mais 1.200 de troços de ligação, numa operação que obriga ao recurso a cinco comandos territoriais e 2.279 elementos da Guarda Nacional Republicana.

fonte:rallydeportugal.pt




Seia comemora Dia da Criança com Parque Encantado

A Semana da Criança e do Brincar de Seia, que está a decorrer desde o dia 25 de maio, termina este domingo, dia 2 de junho, …

… com mais uma edição do Parque Encantado: uma viagem ao mundo da fantasia, com a recriação de histórias infantis e personagens de animação, no Parque Municipal da cidade.

A viagem ao mundo mágico é proporcionada por mais de uma centena de trabalhadores do Município de Seia que, voluntariamente, neste dia vestem o papel de personagens populares do imaginário infantil.

Alice no País das Maravilhas, Capuchinho Vermelho, Branca de Neve, Os 3 Porquinhos, Carochinha, 101 Dálmatas, Pocahontas, Peter Pan, Bela Adormecida, A Bela e o Monstro e Cinderela são alguns dos cenários que farão as delícias dos mais novos, transportando-os para um mundo encantado, repleto de diversão e muita alegria, onde não faltarão os super-heróis.

Porque ser criança é brincar, este projeto abraça em pleno os objetivos da Semana da Criança, pretendendo ser uma experiência diferente e marcante para as crianças, pelas dinâmicas e interação proporcionada pelas personagens, histórias, contos, a que se associam brincadeiras e jogos tradicionais.

Este ano o Parque Encantado abre ao público às 14h e funcionará até às 20h. A entrada, à semelhança dos anos anteriores, é livre.




Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Visto que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente e seco, com persistência de condições meteorológicas gravosas para o risco de incêndio vai continuar, a Proteção Civil decidiu manter em Situação de Alerta o território nacional, em especial, nas regiões do Centro e Sul.

Assim sendo, preveem-se valores de temperatura acima do normal para a época, em especial nas regiões Centro e Sul, vento predominante do quadrante Leste, rodando temporariamente para Norte na faixa costeira, durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas, até 45 km/hora, até ao final da manhã e voltando a intensificar a partir do final da tarde, em especial nas regiões do Algarve e Trás-os-Montes.

Além disso, preveem-se baixos teores de humidade relativa do ar, em toda a região Sul, no Vale do Tejo e nas regiões de Setúbal e Lisboa e nas regiões Norte e Centro, com fraca recuperação noturna. O IPMA prevê ainda que estes teores diminuam na sexta-feira, no Algarve e Baixo Alentejo.

Para os locais onde o índice de risco de incêndio seja igual ou superior ao nível muito elevado é proibido:

O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes.

Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas.

Já o uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.




UF de Souselas e Botão promove 6º Encontro das Coletividades

É já a partir de amanhã, 31 de maio, até ao dia 2 de junho, que se realiza o VI Encontro das Coletividades promovido pela União de Freguesias de Souselas e Botão.

A abertura do certame que vai decorrer no recinto das festas, junto à Igreja de Souselas, está reservada para as 18h30. Até ao dia 2 de junho são várias as iniciativas culturais, que estão previstas, destacando-se a sessão solene agendada para as 15h30 de sábado, 1 de junho. Integrado neste evento, decorre nos dias 1 e 2 de Junho, a prova ibérica de orientação em BTT “CIMPOR BOM MTBO 2019″, que conta já com 200 inscrições.

Rui Soares, Presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão, convida a todos para que possam “usufruir da Gastronomia e Artesanato”.

As entradas são livres.




Pedro Vaz falou das alergias em mais um programa “Contributos para a Saúde” (com vídeo)

Esta manhã realizou-se mais um programa “Contributos para a Saúde. Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa” com o especialista Pedro Vaz.

Hoje, o assunto em destaque foi “as alergias”, com o especialista a informar que no organismo humano pode ser afetado por três tipos de alergias; respiratórias, dermatológicas e alimentares (as mais graves). Segundo Pedro Vaz, as “alergias são a 4ª doença crónica que afeta mais pessoas no mundo e, por isso, está no foco dos que pensam a saúde a nível mundial, no sentido de arranjar estratégias para dar uma resposta”.

Para prevenir as alergias, o conhecido acupunctor refere que as pessoas devem “evitar a exposição a zonas críticas, manter a casa arejada e fazer a ingestão de sopas, verdura e alimentos ricos em antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-histamínicos, de que são exemplo a beterraba, os frutos vermelhos, o chá verde” . A par disso, Pedro Vaz aconselha a prática de caminhadas no período de menor calor e e o respeito pelas horas de sono. ”Isso potencia o sistema imunitário”.

E é no sistema imunitário da pessoa que a MTC e a Acupunctura atuam em situação de alergia, “indo aos dois canais que são o baço e o estômago que têm funções muito importantes na regulação e potenciação do sistema imunitário”, explicou.

Veja o vídeo para saber mais>>>




IPC quer alargar trabalho na área do envelhecimento ativo e saudável na região Centro

O Politécnico de Coimbra apresentou o livro ” [email protected] – Abordagem geriátrica ampla na promoção de um envelhecimento…

… ativo e saudável: componentes do modelo de intervenção”, no dia 28 de maio, no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra.

O livro traduz o projeto desenvolvido por vários investigadores na área do envelhecimento ativo e saudável, em parceria com outras instituições, trabalho que o Presidente do Politécnico de Coimbra quer ver alargado numa próxima oportunidade de financiamento, numa abordagem integrada, em conjunto com a comunidade e o território da região Centro.

O Presidente do Politécnico de Coimbra realçou, na sua intervenção, o facto do projeto [email protected] ter sido o primeiro na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC-IPC) a juntar toda a escola à volta duma mesma ideia, numa abordagem ampla, com a grande vantagem de integrar uma equipa multidisciplinar na área da saúde, e com ligação a outras duas instituições de ensino que, adicionando contributos para o projeto, “mostram cada vez mais que temos de trabalhar em rede”.

Para o Presidente do Politécnico de Coimbra, a instituição tem de estar preparada para, no momento em que as candidaturas a fundos europeus para este tipo de projetos abrirem, ter as ideias prontas e definidas do que quer fazer.

A publicação apresentada  integra-se no projeto [email protected], um modelo de investigação pioneiro na área do envelhecimento ativo e saudável para o Politécnico de Coimbra, realizado através da ESTeSC – IPC. Esta nova abordagem visa identificar e conhecer um conjunto de informações clínicas, que até agora têm sido realizadas de forma não integrada.

O projeto [email protected] teve a colaboração de outras instituições, como os politécnicos de Tomar e Castelo Branco e a Câmara Municipal da Lousã, e foi implementado na ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã.

Este livro integra-se na coleção “Práticas – Conhecimento – Pensamento” editada pelo Politécnico de Coimbra e resultante de trabalhos científicos, contando com 16 números publicados.

O projeto [email protected] é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Acordo de Parceria Portugal 2020 – Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020).




Rali de Portugal arrancou com o shakedown

O Rali de Portugal arrancou esta quinta-feira em Baltar, Paredes, com o shakedown. O belga Thierry Neuville foi o mais rápido.

O Rali de Portugal é a  7.ª prova do campeonato de WRC. Esperam-se etapas complicadas devido ao calor intenso que se vai sentir nos próximos dias. Ogier, Neuville, Tanak ou Sebastian Loeb, que vai regressar às provas em Portugal, vão ter de se adaptar às temperaturas no percurso que será feito no Centro e Norte do país.

Esta edição de 2019 do Rali de Portugal terá a sua partida em Coimbra e passagens por três emblemáticos troços: Lousã, Góis e Arganil. No último dia, Montim, Fafe e Luílhas acolhem as derradeiras etapas, antes da consagração dos vencedores em Matosinhos.




Escolinhas de Bombeiros com boa prestação no campeonato “Bombeirinho de Ferro”

A Escolinha de Bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital sagrou-se campeã , em dois escalões, no 2º Campeonato Nacional Bombeirinho de Ferro,…

…   que contou com a participação de 30 corporações.

A boa prestação das crianças e jovens da escolinha de bombeiros coordenada pelo adjunto Paulo Rocha enche de satisfação a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital . “Obrigada a toda a gente que apoiou e sempre acreditou na escolinha de Oliveira do Hospital, todos os nossos bombeirinhos estão de parabéns pelo esforço e dedicação que tiveram nestes dois dias”, refere a corporação, parabenizando também todas as outras escolinhas que marcaram presença no encontro.

A Escolinha de Bombeiros da corporação de Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital também conseguiu um segundo e um terceiro lugar no Campeonato Nacional Bombeirinho de Ferro.

“É bom quando todo o trabalho, esforço e dedicação sai recompensado, apesar de o principal objetivo ser a experiência e o convívio.
Obrigado a todos os que nos acompanharam e apoiaram”, refere a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira.

A iniciativa decorreu nos dias 25 e 26 de maio em Lamego.




Thierry Neuville foi o mais rápido no Shakdown

No Shakedown desta manhã, Thierry Neuville foi o mais rápido. O 2º  foi Kris Meeke em Toyota e o 3º Teemu Suninen . Ott Tanak foi 4º e Loeb o 5º.

Apenas com duas passagens, Ogier não foi além do 11º melhor tempo .

Veja aqui todos os tempos:

https://www.ewrc-results.com/shake/54466-vodafone-rally-de-portugal-2019/

 

 




Subida da temperatura coloca vários concelhos em aviso amarelo e com risco máximo de incêndio

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA).

O IPMA colocou também sob aviso amarelo o distrito de Faro, mas por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com dois metros até às 09h00 de sexta-feira. Em Lisboa as temperaturas vão variar entre os 22 e os 35 graus Celsius, em Setúbal entre os 19 e os 38, em Leiria entre os 14 e os 35 e em Braga entre os 15 e os 34.

O IPMA prevê para hoje no continente céu limpo e subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Lisboa) e as máximas entre os 27 (na Guarda) e os 38 (em Setúbal).

Devido às temperaturas elevadas, dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Guarda e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Tavira, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Alcoutim (Faro), Gavião (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

Em risco muito elevado de incêndio estão mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Setúbal, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Coimbra, Guarda, Vila Real, Porto, Braga e Bragança.

O IPMA colocou também vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco elevado.




Festa do rally começa hoje à noite na cerâmica de Arganilense

Para assinalar o regresso do Rally de Portugal aos pisos de terra de Arganil, a Câmara Municipal e a Tavolanostra, em parceria com o Turismo do Centro de Portugal e o ACP,…

… apresenta um espetáculo de vídeo mapping histórico, imersivo e interativo, que fará uma viagem ao Rally de Portugal a partir de Arganil.

O evento, de entrada livre, tem lugar na Antiga Cerâmica Arganilense no dia 30 de maio, a partir das 22 horas, com os 80 metros da fachada do edifício a ganharem vida graças aos 12 projetores que vão ser instalados pela Tavolanostra para projetar a viagem ao mundo do Rally de Portugal desde os anos 60 até à atualidade.

No total serão três sessões de 12 minutos cada, intercaladas por muita animação no Nicola Lounge que será instalado no espaço frontal à Antiga Cerâmica Arganilense.

Fonte:ACP/CMArganil




Tudo preparado para o início do Rally de Portugal, edição 2019

Pilotos na expectativa sobre os novos troços do Rally de Portugal,  Lousã, Góis e Arganil poderão fazer mesmo a diferença.

O excesso de pó, a dureza dos pisos devido ao tempo seco,  poderá ser um problema.

Sébastien Ogier é um dos candidatos ao pódio final e poderá neste rally, bater o record de Markku Alén, tornando-se o piloto com mais vitórias em Portugal.

A Citroen, pode também neste rally igualar a Lancia no número de triunfos em terras nacionais.

Fonte: ACP/RBN/NunoDinis

 




Bebé nasceu em ambulância dos Bombeiros de Oliveira do Hospital a caminho da maternidade

Um bebé nasceu na madrugada de quarta-feira, dia 29, numa ambulância dos bombeiros de Oliveira do Hospital, informa a corporação na sua página de facebook.

Segundo a corporação, os bombeiros de serviço, Francisco Madeira e David Leitão, foram ativados pelo CODU (centro de Orientação de Doentes Urgentes) pelas 02h40m para prestarem auxílio a uma mulher grávida.

“Ao chegarem ao local verificaram que a senhora estava com contrações de dois em dois minutos no domicílio, em Oliveira do Hospital. Após passagem de dados ao CODU iniciaram transporte para se encontrarem com a equipa SiV de Arganil – INEM”, indica a corporação.

O bebé acabou por nascer já no IP3, pelas 03h20m, com a ajuda dos dois bombeiros, do TEPH e do Enfermeiro SiV-INEM.

“Após o parto mãe e filho seguiram para a Maternidade onde se encontram bem. Estão de parabéns o bombeiro de 2° Francisco Madeira, o bombeiro de 3° David Leitão, o Técnico de Emergência Pré Hospitalar Paulo Santos e o Enfermeiro Simão Santos da SIV de Arganil-INEM”, refere a corporação.