EPTOLIVA marcou presença na Feira Qualifica 2019

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, marcou presença na QUALIFICA 2019, a maior Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego do País, que decorreu entre 28 de fevereiro e 3 de março na EXPONOR.

“STOMP” foi o momento coreográfico preparado pelo Curso Profissional de Técnico de Desporto, com um exercício rítmico envolvendo técnicas de expressão corporal e o uso de objetos do dia-a-dia para a produção de sonoridades, atraindo, assim, a curiosidade e a atenção do público durante a animação do espaço COOL no stand do Programa Operacional de Capital Humano, onde decorreu esta demonstração.

Com o mote “New jobs, more freedom”, a 12ª edição da QUALIFICA pretendeu refletir e apresentar aos futuros profissionais os novos perfis e mentalidades procuradas pelo mercado de trabalho, reunindo para o efeito, uma vasta oferta de ensino, formação e saídas profissionais, apresentadas por universidades públicas e privadas, centros de formação profissional, instituições públicas de educação e formação e a presença de várias empresas, com processos de recrutamento ativos. Por isso, também a visita a este evento pelos alunos finalistas dos cursos profissionais de Auxiliar de Saúde e Apoio à Gestão Desportiva, se revelou uma oportunidade importante para o desenvolvimento de diálogos e experiências enriquecedoras, tendo em conta a especificidade, o futuro e o mercado laboral destes cursos profissionais.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Direção da ADEPTOLIVA, presidida por Daniel Costa, felicita a participação da EPTOLIVA neste certame e a forma como a divulgação das suas boas práticas foi demonstrada e assegurada pelos alunos e professores presentes. O dinamismo, a qualidade do ensino/aprendizagem e a diversidade das atividades desenvolvidas continua a fazer da EPTOLIVA uma escola de referência e uma aposta diferenciadora do ensino profissional na Região Centro.




Covilhã: Detido jovem suspeito de violação e violência doméstica

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 23 anos, suspeito de crimes de violação, violência doméstica e ofensas à integridade física ocorridos no concelho da Covilhã.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Departamento de Investigação Criminal da Guarda explica ainda que os crimes ocorreram durante a manhã de domingo e que a vítima foi uma mulher jovem, com quem o suspeito mantinha uma relação de namoro.

Segundo a PJ, “apurou-se a existência anterior de uma queixa efetuada pela vítima contra o agora detido, relativo a atos de violência supostamente exercidos por aquele contra ela”.

Segundo a informação, o detido tem 23 anos, é tecelão e vai ser presente às autoridades judiciárias competentes com vista à aplicação das adequadas e necessárias medidas de coação.




Marcelo Rebelo de Sousa volta a marcar presença na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai voltar a marcar presença na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, nos dias 16 e 17 de março.

O anúncio foi feito pelo Presidente do Município de Oliveira do Hospital, no decorrer da última reunião pública do executivo, informando que a agenda da visita do chefe de Estado ao concelho ainda está a ser tratada com a Casa Civil, havendo porém a possibilidade de Marcelo Rebelo de Sousa visitar a feira nos dois dias.

Satisfeito por o Presidente da República cumprir a promessa que fez na sua primeira visita ao certame (em 2016),  –  numa altura em que já tinha sido eleito, mas ainda não tinha tomado posse -, de que passaria a marcar presença na Feira do Queijo em cada ano, José Carlos Alexandrino disse ser sua intenção “agradecer publicamente ao Presidente da República tudo o que ele tem feito  na ajuda às pessoas de Oliveira do Hospital”. Segundo o autarca, Marcelo Rebelo de Sousa ajudou empresários do concelho com interesses em Angola na visita que realizou àquele país. “O senhor presidente tem sido um amigo de Oliveira do Hospital e das suas gentes”, referiu José Carlos Alexandrino, confidenciando a sua admiração por Marcelo Rebelo de Sousa nas funções que desempenha como Presidente da República.

“Estarei do lado dele na próxima campanha (eleitoral) e até me ofereci para ser seu mandatário concelhio”, partilhou o autarca, notando que “Oliveira do Hospital tem uma gratidão enorme para com este senhor, que é o nosso presidente da República”.




Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

A 25ª jornada da Série C do Campeonato Nacional ditou um empate ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e uma derrota à Associação Desportiva Nogueirense.

O FCOH empatou por uma bola frente à ARC Oleiros. Com este empate, a equipa oliveirense segue em 7º lugar, com 38 pontos.

O Nogueirense foi menos feliz no encontro frente ao Benfica Castelo Branco, onde acabou por perder por 1-0. A equipa de Nogueira do Cravo ocupa o 8º lugar, com 34 pontos.

Na 20ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, a Associação Desportiva de Lagares da Beira venceu o União Futebol Clube por 1-0. Lagares da Beira segue em 12º lugar, com 19 pontos.

Em basquetebol, o Sampaense Basket voltou a sofrer uma derrota. Na 8ª jornada da Fase da Promoção da Proliga, a equipa de S. Paio de Gramaços perdeu por 75-65 frente à Associação Desportiva Sanjoanense, ficando a ocupar o 7º lugar, com 34 pontos.

Na modalidade de ténis de mesa, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu os jogos da 4ª e 6ª jornada da Taça de Honra da Associação de ténis de Mesa de Coimbra. Na sexta-feira, o CCPOH foi derrotado por 4-0 pela ACM Coimbra B. No sábado, perdeu por 4-3 frente ao CRCD Travasso (Mealhada).




Região: PJ deteve dois homens em ação de combate ao tráfico de droga

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação que decorre há vários meses e em inquérito titulado pelo DIAP…

… da Comarca de Leiria, procedeu à detenção em flagrante delito de dois suspeitos da prática do crime de Tráfico de Estupefacientes.

“Em ação desenvolvida na noite e madrugada de 6 para 7 do corrente mês, na cidade de Leiria e arredores, foi possível intercetar os suspeitos e desenvolver quatro diligências de busca em imóveis e viatura automóvel, e, assim, apreender produto estupefaciente (cocaína, MDMA e haxixe), entre outros elementos com elevado valor probatório”, refere a PJ em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Segundo a PJ, “a investigação em curso incide na pretensa atividade criminal desenvolvida por um dos detidos e que estará relacionada com o fornecimento de cocaína, no essencial, a frequentadores de estabelecimentos de diversão noturna situados nos distritos de Leiria e Coimbra”

Os detidos, de 44 anos, desempregado, e de 35 anos de idade, barbeiro de profissão, foram entretanto presentes a tribunal, tendo ao primeiro sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.




Região: Acidente de trabalho faz um ferido grave em pedreira de Ponte de Lima

Um homem de 55 anos ficou hoje ferido com gravidade na sequência de um acidente de trabalho numa pedreira na rua do Tesido, em Estorãos, no concelho de Ponte de Lima.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, disse o alerta foi dado cerca das 09:52.O ferido grave foi transportado ao hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Contactada pela Lusa, fonte das relações públicas do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que o acidente ocorreu quando “o trabalhador se encontrava a furar uma pedra com uma broca de três metros”.

“A broca terá partido, causando a queda do homem. A máquina acabou por cair em cima do trabalhador, provocando-lhe ferimentos graves”, especificou.

A mesma fonte acrescentou ter sido acionada a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Ao local compareceram seis operacionais e três viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a Viatura da Emergência Médica (VMER) estacionada no hospital de Santa Luzia e elementos da GNR.




Piscina Municipal de Arganil assinala 6º aniversário

Na semana de 11 a 17 de Março a Piscina Municipal de Arganil celebra o seu 6º Aniversário. Inserida nas comemorações do 6º Aniversário está a ser promovida uma campanha, onde todos aqueles que pretendam usufruir dos serviços da Piscina Municipal de Arganil…

… têm acesso gratuito para realizar natação livre, sauna e banho turco, sendo que no dia 16 de Março, os utilizadores podem também participar na aula de hidroginástica gratuitamente.

As comemorações terminam em grande com a realização do 6º Torneio de Natação de Arganil no dia 17 de Março pelas 10 horas, que conta com a participação de 9 Escolas/Clubes de Natação: Arganil, Tábua, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Louzan Natação, Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, Centro de Atletismo de Seia e Clube União 1919 e CASPAE, totalizando 150 nadadores.




Município hasteou Bandeiras “Cidades de Excelência”, ECOXXI e Familiarmente Responsável. Avô galardoada “Vila de Excelência”

A cidade de Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram galardoadas, na passada sexta-feira, com a Bandeira “Cidades e Vilas de Excelência – Nível III”, “uma distinção altamente prestigiante para o Município e para todos os oliveirenses”. O Município renovou, ainda, as bandeiras ECOXXI e Familiarmente mais Responsável.

Satisfeito pela renovação do galardão de “Cidade de Excelência”, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, referiu que “representa o reconhecimento do trabalho de excelência” que a autarquia tem vindo a desenvolver, “ao nível da qualificação do território, sobretudo nos eixos da regeneração, acessibilidade para todos e do turismo”.

“Em suma, estamos todos a contribuir para um concelho com processos de desenvolvimento que tornem a nossa cidade e as nossas vilas mais acessíveis, mais amigáveis, mais regeneradas, com maior empregabilidade e maior desenvolvimento económico”, afirmou o autarca.

No que diz respeito à Bandeira ECOXXI, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa pela quinta vez, José Carlos Alexandrino adiantou que “é uma distinção que muito prestigia o Município” e recordou que, “na última edição”, obteve a maior pontuação de sempre com 73%”.

“Estamos a cumprir a nossa missão com políticas de boas práticas de sustentabilidade, assentes, sobretudo, em dois pilares: a execução sustentável e a qualidade ambiental para construirmos um concelho sustentável com qualidade de vida e onde valha a pena viver”, afirmou o presidente.

A par destas bandeiras, o Município hasteou igualmente a Bandeira de Autarquia Mais Familiarmente Responsável que, segundo José Carlos Alexandrino, “visa galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias em matéria de apoio municipal às famílias”. “As pessoas são e serão, de facto, enquanto cá estivermos, a nossa prioridade”, concluiu.


Na ocasião, Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, explicou que o objetivo do órgão que preside é “avaliar o trabalho dos Municípios”, nomeadamente as “ações que são feitas”. No que respeita a Oliveira do Hospital, a responsável referiu que “tem havido um trabalho de processo, de pensamento, de programação que depois é transformado num plano”. É, por isso, “com agrado”, que atribui novamente o galardão ao Município oliveirense, “um sítio mais do interior que sofre e sofreu muitos problemas nos últimos tempos”, mas que, mesmo assim, “consegue encontrar força para conseguir encontrar mecanismos fortes para agarrar as tendências europeias e mundiais”.




Arganil: PSD destaca apoio a Paulo Leitão que foi eleito presidente da Comissão Politica Distrital do PSD

O PSD de Arganil destaca o apoio a Paulo Leitão, que  foi eleito presidente da Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata, no passado sábado, 9 de março.

“Contando com o apoio da Secção de Arganil desde o primeiro momento da candidatura, o novo Presidente da Comissão Política Distrital do PSD espera que o bom exemplo registado em Arganil seja replicado em concelhos que continuam a adiar-se, reféns da inércia, de erros de gestão e de compromissos não cumpridos”. ´

Para Paulo Leitão, “Arganil tem valorizado sabiamente um interior que o pode ser, se soubermos fazer as apostas corretas”, refere o PSD de Arganil em comunicado.

A estrtura arganilense realça a representatividade que a secção de Arganil assume nos novos órgãos distritais com a eleição do Presidente da Secção de Arganil, Luís Almeida, como primeiro vogal da Comissão Política Distrital do PSD, enquanto, Ricardo Pereira Alves ocupa o cargo de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Distrital e Teresa Pereira o de vogal do Conselho de Jurisdição Distrital.

Em Arganil foi apenas apresentada uma lista de Delegados à Assembleia Distrital, encabeçada pela Vice-Presidente da Comissão Política de Secção do PSD Arganil, Paula Dinis, tendo sido ainda eleitos Filipe Frias e João Gaspar, numa lista que contava ainda com Rui Dinis, Pedro Dias e Luís Gomes como suplentes.

“A Comissão Política de Secção do PSD de Arganil endereça votos de felicitações ao novo Presidente da Comissão Política Distrital e demais elementos que compõem os diversos órgãos distritais, estando como sempre disponível para colaborar em prol do Partido e do distrito, mas sempre e acima de tudo fazendo prevalecer a autonomia das escolhas da secção e defendendo os interesses de Arganil”.




GNR realiza operação “Residência Segura”

A Guarda Nacional de Republicana (GNR), entre os dias 11 e 15 de março, irá reforçar o patrulhamento junto das zonas residenciais e sensibilizar os cidadãos para que…

… adotem procedimentos de segurança, no sentido de prevenir situações de furto e roubo nas suas residências.

“Os furtos e roubos em residência carecem de uma atenção redobrada por parte da Guarda, não só pela perda dos bens pessoais que acarreta, mas pelo significado que a invasão da esfera privada e dos espaços íntimos dos cidadãos comporta”, refere a GNR em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

A GNR refere ainda que “apesar dos crimes de furto e roubo em residência ocorrerem em diversos períodos do dia e dias da semana, existe uma especial preponderância nos dias úteis e no período da tarde, período este em que as pessoas estão ausentes das suas residências por se encontrarem nos seus empregos.

Em 2018, a GNR, registou 175 situações de roubos em residências, dos quais, cerca de 61% visaram pessoas idosas, decorrendo um trabalho contínuo de georreferenciação das residências mais isoladas, o que permite otimizar e direcionar o patrulhamento de proximidade, assim como melhorar a capacidade de resposta em caso de ocorrência. No ano transato, verificou-se que, dos cerca de 6 900 furtos ocorridos em interior de residência, 32% tiveram origem em mero descuido dos proprietários.

“Sendo a segurança uma responsabilidade de todos, é importante a adoção de comportamentos preventivos para contribuir para a redução desta criminalidade, tais como: não abra a porta de sua casa, nem a do prédio, sem ter a certeza quem são as pessoas; quando sair de casa, feche bem todas as janelas e tranque sempre as portas e portões de acesso, guarde num local seguro todas as cópias das chaves da sua residência, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta, durante a noite, mesmo estando em casa, tranque todas as janelas e portas, não deixe escritos na porta, janela ou caixa do correio, que indiciem a sua ausência, não deixe acumular correspondência na caixa do correio e coloque na mesma uma fechadura segura, aos moradores do rés-do-chão e do 1.º andar, recomenda-se a instalação de sistemas de segurança nas janelas; ilumine bem todas as entradas, se notar presenças estranhas nas redondezas da sua casa, tente confirmar as suas suspeitas. Em caso de dúvida, ligue para a GNR”, refere.

Caso se confronte com um assaltante em casa, a GNR recomenda a que “ tente manter a calma, não discuta, nem o confronte. Procure memorizar as suas feições e a roupa que traz vestida,  para as descrever às autoridades. E, principalmente, não reaja!”.

“Tenha sempre à mão os números de telefone do posto da GNR da área da sua residência. Em caso de emergência, ligue o 112”, acrescenta.

A GNR,  com o empenhamento das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, da sua estrutura de Investigação Criminal e dos militares afetos aos Postos Territoriais, irão promover o contacto direto com os cidadãos, distribuindo um folheto alusivo à operação “Residência Segura”, o que certamente contribuirá para um aumento do sentimento de segurança, proximidade e confiança na população.