17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor até sexta-feira. Risco de incêndio muito elevado

17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor até sexta-feira. Risco de incêndio muito elevado

image_pdfimage_print

Todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, estão até ao final do dia de sexta-feira sob aviso amarelo, o menos grave, por causa do calor, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

O IPMA estendeu até às 22h00 de sexta-feira os avisos amarelos para 17 distritos de Portugal continental, excluindo apenas o de Faro, no Algarve.

O aviso amarelo deve-se à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA já tinha alertado na segunda-feira para uma subida das temperaturas máximas entre 10 a 13 graus Celsius, com os termómetros a chegarem acima dos 30º e, nalguns locais, aos 40º.

Para hoje, o estão previstos valores da temperatura máxima a variar entre os 27º (Sagres e Sines) e os 39º (Santarém). Já as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13º (Bragança) e os 21º (Portalegre e Castelo Branco).

O IPMA prevê para hoje uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro, e a possibilidade de aguaceiros no interior Norte e Centro durante a tarde.

Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam hoje entre os 15 e os 33 graus. Quinta-feira e sexta-feira, os termómetros devem chegar aos 35 graus.

Risco de incêndio elevado, muito elevado e máximo na maior parte do país

Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Portalegre apresentam hoje um risco máximo de incêndio.

A maior parte de Portugal continental tem hoje um risco elevado, muito elevado ou máximo, o mesmo devendo suceder até sexta-feira.

Hoje, apenas o norte e o litoral de Portugal continental tem em geral um risco reduzido e moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o muito elevado o segundo nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Previous Lousã: Dois homens detidos por tráfico de droga
Next Guarda: Homem detido pela GNR a pontapear mulher

Artigos Relacionados

Última Hora

Rally de Portugal regressa a Arganil 18 anos depois

O Município de  Arganil volta a receber o Rally de Portugal pela primeira vez desde 2001. O anúncio oficial foi feito esta segunda-feira, 28 de janeiro, durante a sessão de

Informação

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Informação

Polícia Judiciária faz buscas na câmara de Pedrógão Grande

Os inspetores da Polícia Judiciária chegaram, na manhã desta quarta-feira, à Câmara Municipal de Pedrógão Grande. As buscas devem-se às suspeitas de ilegalidade no processo de reconstrução das casas afetadas

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: Os ‘fidjet Spinners’ e a luta autárquica

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a moda dos ‘fidjet spinners’ e compara-a à luta autárquica.

Informação

Rádio Boa Nova participou no programa “Portugal em Direto” da Antena 1 (Com vídeo)

Hoje, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Rádio, a Rádio Boa Nova participou, em direto, no programa  “Portugal em Direto” da Antena 1.

Sociedade

Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

Nas últimas semanas tem-se assistido a uma praga de ratos no concelho de Oliveira do Hospital, mas também em concelhos vizinhos, resultado dos incêndios que devastaram a região no ano

Informação

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Informação

Temperatura vai descer a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar

Cultura

Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

O oliveirense João Barreiros apresenta, no próximo domingo, dia 19 de agosto, pelas 15h00, em Vilela, Oliveira do Hospital, o seu terceiro livro “Se eu pudesse amava-te”.

Região

Região: Incêndio consome fábrica de carvão

Um incêndio destruiu ao início da manhã de hoje uma fábrica de carvão em Vilarinho, no concelho de Oliveira de Frades, …

Região

Agricultores e produtores florestais realizam manifestação para reclamar apoios ao governo

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 manifestam-se na próxima sexta feira, 2 de fevereiro, junto ao Ministério da Agricultura para reclamar apoios.

Nacional

Os conselhos da GNR para todos ajudarem na prevenção dos incêndios (com vídeo)

A GNR publicou um vídeo nas redes sociais com conselhos que podem ajudar na prevenção de incêndios rurais, mas principalmente no combate.