“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema

“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema

image_pdfimage_print

A websérie “15 Memórias do Fogo”, rodada após o incêndio de 15 de outubro de 2017, compete em dois festivais internacionais de cinema, durante esta semana.

Hoje, dia 26 de março, a websérie vai projetada no CinemAmbiente, na cidade Italiana de Avezzano, um festival que une a arte e a educação ambiental e pretende premiar os filmes que contribuam para sensibilizar a sociedade para práticas sustentáveis.

Amanhã, dia 27, esta obra produzida sem qualquer apoio financeiro, compete do outro lado do Atlântico, concretamente no Buenos Aires Web Fest.

A websérie realizada por Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, naturais de Arganil e Oliveira do Hospital, respectivamente, é a única produção portuguesa em competição nestes festivais e foi seleccionada entre milhares de candidaturas.

Na Argentina uma seleção exclusiva de cinco webséries documentais de todo o mundo: Canadá, México, Austrália, Alemanha e “15 Memórias do Fogo” de Portugal.

Depois de vencer dois prémios no “CineEco 2018”, a websérie compete com grandes produções internacionais.
Em 2019 a viagem começou no continente americano, mais concretamente em New York “NukhuFest”. Seguiu para Inglaterra “The Lift-Off Sessions”, esta semana pára em Itália e Argentina no “CinemAmbiente” e “Buenos Aires Web Fest”, um festival dedicado às melhores produções mundiais para internet.

Posteriormente, regressa a Portugal e mostra-se por quatro ilhas dos Açores (Terceira, São Miguel, São Jorge e Faial) numa Extensão CineEco.

Em abril é apresentada na América, desta vez para Estado do Texas, onde participa em mais um grande festival dedicado a produções mundiais para internet, o “Webisode Film Festival”, onde o vencedor pode ser distribuído pela NetFlix, HBO, NBC, entre outros.
Em novembro, “15 Memórias do Fogo” chega ao Barreiro, no Festival ”Entre Olhares“.

Para os jovens realizadores Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira o sentimento é “agridoce”. “Por um lado lamentamos a temática da obra, uma tragédia que também nos bateu à porta. Por outro lado, estamos felizes por ver uma obra nossa a dar a volta ao mundo, a ser mostrada em grandes palcos e, acima de tudo, a ter um importante papel de sensibilização. Esse foi o nosso grande objetivo, sensibilizar para que não se repita”, referem os realizadores em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Previous BVOH comemoraram 97º aniversário numa “missão por vezes tão difícil mas tão nobre” (com vídeo)
Next Reunião da Câmara de Coimbra ficou marcada por "palhaçada" que se tornou viral (com vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

Dia 15: “Passados 3 ou 4 dias tivemos a rádio no ar para contar esta história. Passado ano e meio fizemos este livro” (com vídeo)

A emoção e a coragem marcaram ontem a comemoração do 33º aniversário da Rádio Boa Nova, que assinalou a data com o lançamento do livro “Dia 15”,…

Informação

Incêndio em Esposende leva a evacuação de duas escolas

O incêndio que lavra no concelho de Esposende, desde as 06h00 desta terça-feira, levou à evacuação de duas escolas locais.

Informação

Sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Rádio Boa Nova

O habitual sorteio da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital realiza-se esta tarde, pelas 14h15, na Rádio Boa Nova.

Última Hora

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Sociedade

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Última Hora

Greve dos enfermeiros: blocos fechados e cirurgias canceladas em Viseu e Tondela

A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a ter uma adesão de 67% no hospital de Viseu e de 90% no hospital de Tondela.

Destaque

Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Vídeos

“O direito de ficar” marcou o debate “Reinventar o Interior” (com vídeo)

“Reinventar o Interior. Homem, Natureza,Economia” serviu, ontem, de mote ao debate que encheu o auditório do Crédito Agrícola, na cidade de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

Retomadas buscas para encontrar pastor de 90 anos desaparecido

As autoridades retomaram pelas 06h00 de hoje as buscas pelo pastor de 90 anos que está desaparecido em São Romão, no concelho de Seia, disse à agência Lusa fonte do

Última Hora

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Desporto

Costinha na Académica assume-se treinador “caloiro”

José Costinha foi apresentado, esta terça-feira, como novo treinador da Académica da Coimbra, onde se assumiu como um “caloiro com muita vontade” de …