“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema

“15 Memórias do Fogo” em Festivais Internacionais de Cinema

image_pdfimage_print

A websérie “15 Memórias do Fogo”, rodada após o incêndio de 15 de outubro de 2017, compete em dois festivais internacionais de cinema, durante esta semana.

Hoje, dia 26 de março, a websérie vai projetada no CinemAmbiente, na cidade Italiana de Avezzano, um festival que une a arte e a educação ambiental e pretende premiar os filmes que contribuam para sensibilizar a sociedade para práticas sustentáveis.

Amanhã, dia 27, esta obra produzida sem qualquer apoio financeiro, compete do outro lado do Atlântico, concretamente no Buenos Aires Web Fest.

A websérie realizada por Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, naturais de Arganil e Oliveira do Hospital, respectivamente, é a única produção portuguesa em competição nestes festivais e foi seleccionada entre milhares de candidaturas.

Na Argentina uma seleção exclusiva de cinco webséries documentais de todo o mundo: Canadá, México, Austrália, Alemanha e “15 Memórias do Fogo” de Portugal.

Depois de vencer dois prémios no “CineEco 2018”, a websérie compete com grandes produções internacionais.
Em 2019 a viagem começou no continente americano, mais concretamente em New York “NukhuFest”. Seguiu para Inglaterra “The Lift-Off Sessions”, esta semana pára em Itália e Argentina no “CinemAmbiente” e “Buenos Aires Web Fest”, um festival dedicado às melhores produções mundiais para internet.

Posteriormente, regressa a Portugal e mostra-se por quatro ilhas dos Açores (Terceira, São Miguel, São Jorge e Faial) numa Extensão CineEco.

Em abril é apresentada na América, desta vez para Estado do Texas, onde participa em mais um grande festival dedicado a produções mundiais para internet, o “Webisode Film Festival”, onde o vencedor pode ser distribuído pela NetFlix, HBO, NBC, entre outros.
Em novembro, “15 Memórias do Fogo” chega ao Barreiro, no Festival ”Entre Olhares“.

Para os jovens realizadores Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira o sentimento é “agridoce”. “Por um lado lamentamos a temática da obra, uma tragédia que também nos bateu à porta. Por outro lado, estamos felizes por ver uma obra nossa a dar a volta ao mundo, a ser mostrada em grandes palcos e, acima de tudo, a ter um importante papel de sensibilização. Esse foi o nosso grande objetivo, sensibilizar para que não se repita”, referem os realizadores em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Previous BVOH comemoraram 97º aniversário numa “missão por vezes tão difícil mas tão nobre” (com vídeo)
Next Reunião da Câmara de Coimbra ficou marcada por "palhaçada" que se tornou viral (com vídeo)

Artigos Relacionados

Região

Sinistralidade: cinco detenções, 862 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 13 a 19 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Região

Candidatura da Rede das Aldeias de Montanha aprovada pelo Fundo Ambiental

A candidatura “Valorizar o Património Ambiental da Serra da Estrela e Promover a Transição para a Economia Circular nas Aldeias de Montanha” …

Última Hora

Adolescente e um adulto detidos por suspeita de tentarem matar um homem de 29 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos e de um jovem de 15 anos suspeitos de tentativa de homicídio, em Lamego, na madrugada de 19 de agosto.

Informação

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Informação

Desporto de fim de semana: Nogueirense, FCOH e AD Lagares da Beira empataram. Sampaense perde no Dragão Caixa

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 – série D. O Nogueirense empatou com o Gafanha 0-0.

Destaque

Deputada do PCP preocupada com fecho do SAP em Oliveira do Hospital

A deputada do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita, mostrou-se ontem preocupada com o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Desporto

Volta a Portugal com o percurso mais longo em cinco anos

Decorreu esta terça-feira a apresentação da 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, …

Sociedade

Última hora: António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU

Actualização:  António Guterres foi esta tarde indicado por aclamação, como secretário-geral das Nações Unidas, após a votação do Conselho de Segurança da ONU. Agora só falta a votação final da Assembleia-Geral da

Região

Dispositivo de Combate a Incêndios reforçado com 45 meios aéreos a partir de hoje

A partir desta sexta-feira, dia 15 de junho, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2018 conta com mais 9 meios aéreos, oito no Continente e um na

Região

Câmara de Arganil iniciou a beneficiação da Capela de São Pedro

A Câmara Municipal de Arganil deu início às obras de reabilitação e beneficiação na Capela de São Pedro, tendo em vista a conservação e a melhoria das condições estruturais…

Última Hora

Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios

Treze dos 32 meios aéreos previstos para a fase reforçada (nível II), que começa esta terça-feira, estão disponíveis a partir desta data, disse o Governo.