Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”
23 Maio, 2018 577 Views

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

A Caminhada “O que Nos Liga” vai decorrer em simultâneo em 78 municípios e espera mobilizar 30 mil participantes, esperando a organização alcançar o recorde pela maior mobilização comunitária na Luta Contra o Cancro, no âmbito de uma candidatura ao Livro dos recordes do Mundo.

Por cá, a iniciativa está a ser organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário e o Município de Oliveira do Hospital.

Luísa Miranda, responsável pelo grupo disse esta manhã, na Rádio Boa Nova que é com “orgulho” que Oliveira do Hospital acolhe “esta iniciativa no âmbito dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro”. “É uma forma de valorizar o percurso desta instituição na luta contra o cancro , de reforçar as dinâmicas de intervenção no apoio ao doente e famílias, de Educação para a Saúde, apoio à formação e investigação oncológica”, refere. Segundo Luísa Miranda, “o objetivo foi o de promover uma iniciativa de forte impacto social na sensibilização da população para adoção de estilos de vida saudável como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro”

Nuno Ribeiro, vereador do Desporto explicou, esta manhã, que a iniciativa se enquadra na política de desporto e promoção de hábitos de vida saudável, pelo que o Município “não poderia virar costas à caminhada” que, por cá, vai marcar o arranque do programa MOHve-te.

Adiantou que a caminhada vai decorrer em percurso urbano de cinco quilómetros, com concentração às 09h00 no Largo Ribeiro do Amaral, passando pela zona histórica da cidade, em direção a Aldeia de Nogueira, Gramaços, Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e regresso à Zona Histórica

António Costa, Voluntário do Grupo de Oliveira do Hospital é também doente oncológico em franca recuperação. Esta manhã, na Rádio Boa Nova, apelou aos doentes oncológicos para que sejam “otimistas e não derrotistas”. A destacar o apoio que recebeu do IPO, amigos e familiares, António Costa aconselha cada a um a estar atento a sinais que possam ser suspeitos. Contou que no seu caso foi o “emagrecimento”. Pela realização de colonoscopia chegou ao diagnóstico e deu início a todo o processo de tratamento, que incluiu uma cirurgia.

Para a esposa, Elisabete Costa, a caminhada de domingo é uma “causa muito importante”. Refere que só quem vive com um doente oncológico sabe da angústia por que se passa. Apela a uma boa mobilização na caminhada, onde são esperadas pelo menos 300 pessoas.

A participação na caminhada tem custo de cinco Euros, que revertem para o Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro. As inscrições podem ser feitas nas juntas de freguesia e no próprio Município de Oliveira do Hospital, junto dos voluntários do grupo local e no próprio dia da caminhada, no Largo Ribeiro do Amaral.

image_pdfimage_print
Previous Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela
Next Pedro Marques em Seia: "o país está a fazer um esforço gigantesco" na prevenção aos incêndios

Artigos Relacionados

Destaque

Um morto, 54 acidentes e 16 detenções na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial Coimbra da GNR procedeu à detenção, na semana de 18 a 24 de outubro, de 16 indivíduos por condução sob efeito de álcool,…

Informação

Museu da Bobadela com visitas guiadas no Dia Internacional dos Museus (com vídeo)

Neste dia Internacional dos Museus, a Rádio Boa Nova visitou o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela. Graça Silva, vereadora da Cultura, deu conta do programa comemorativo

Região

Detenção por incêndio florestal no concelho de Abrantes

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, deteve um homem,…

Destaque

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Rafael Delaunay Gomes participa num dos mais prestigiados Triatlos IROMAN Mundiais – Challenge Roth

O atleta oliveirense, Rafael Delaunay Gomes, participou no passado fim de semana, no Challenge Roth, uma das mais procuradas e emblemáticas provas de Triatlo IRONMAN Mundial,  na Cidade de Roth,

Última Hora

Secretário de Estado das Florestas anuncia criação de unidades especiais de combate aos incêndios e comando único para sapadores

Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, anunciou ontem em Oliveira do Hospital…

Região

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias É uma situação que os habitantes da zona norte e mais alta da cidade, tem vindo

Última Hora

CIM Região de Coimbra propõe plano com 32 medidas para apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro

Reunido em Oliveira do Hospital, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por unanimidade uma tomada de posição, composta por 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios

Desporto

Aurora Cunha e Paulo Guerra apadrinham corrida solidária em Oliveira do Hospital

Aurora Cunha e Paulo Guerra vão apadrinhar a Corrida/ Caminhada São Silvestre, prova organizada pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Desporto

Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”

À semelhança do que aconteceu por todo o país e em vários cantos do mundo, também os oliveirenses festejaram, ontem à noite, a conquista do campeonato Europeu.

Destaque

População exige respostas à administração da MEO sobre indisponibilidade dos serviços

Passado mais de um mês desde o grande incêndio de 15 de outubro são muitos os oliveirenses que se mantêm privados dos serviços de comunicações contratualizados…

Informação

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

O Presidente da República disse, ontem, em Oliveira do Hospital que “mais que ficarmos presos à memória e ao passado”, importa “trabalhar no presente e exigir mais no futuro…

Informação

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que

Última Hora

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 71º aniversário e os 40 anos da fanfarra

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora no domingo, 4 de junho, o seu 71º aniversário, na presença do …

Região

Passadiços do Paiva vencem ‘Óscar do Turismo’

Os Passadiços do Paiva foram ontem à noite um dos premiados da edição de 2016 dos World Travel Awards, que, considerados os ‘Óscares do Turismo’ a nível mundial,…

Sociedade

Governo admite dar mais tempo e dinheiro a autarcas para limpar a floresta

O Governo ameaçou cortar as verbas aos municípios que não garantam a criação de faixas de segurança até ao final de maio, mas o secretário de Estado das Autarquias Locais

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa cancela agenda devido a operação de urgência

O Presidente da República cancelou, até ao dia 1 de janeiro, a sua agenda para ser operado a uma hérnia umbilical.

Sociedade

Bebé de 11 meses morreu em incêndio numa habitação

Um bebé de 11 meses morreu, esta segunda-feira, num incêndio numa habitação na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Última Hora

Acidente entre dois camiões causou um ferido grave no IP3

Um acidente, entre dois veículos pesados, provocou ontem ferimentos graves num dos condutores. O homem foi transferido …

Informação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital distinguiu alunos com diplomas de mérito

Na passada sexta feira, dia 16 de setembro, decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH)…

Região

Abastecimento de água em Arganil recebe investimento de quatro milhões de euros

A construção da nova captação de água do subsistema Alagoa/Feijoal, em Arganil, vai ser alvo de um investimento de 900 mil euros por parte da empresa Águas do Centro Litoral

Última Hora

Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”

As Aldeias Históricas de Portugal, através do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, estão a promover inúmeras atividades que prometem animação.

Destaque

GNR fez 13 detenções em flagrante delito na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 26 de setembro a 2 de outubro,…