Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”
23 Maio, 2018 647 Views

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

A Caminhada “O que Nos Liga” vai decorrer em simultâneo em 78 municípios e espera mobilizar 30 mil participantes, esperando a organização alcançar o recorde pela maior mobilização comunitária na Luta Contra o Cancro, no âmbito de uma candidatura ao Livro dos recordes do Mundo.

Por cá, a iniciativa está a ser organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário e o Município de Oliveira do Hospital.

Luísa Miranda, responsável pelo grupo disse esta manhã, na Rádio Boa Nova que é com “orgulho” que Oliveira do Hospital acolhe “esta iniciativa no âmbito dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro”. “É uma forma de valorizar o percurso desta instituição na luta contra o cancro , de reforçar as dinâmicas de intervenção no apoio ao doente e famílias, de Educação para a Saúde, apoio à formação e investigação oncológica”, refere. Segundo Luísa Miranda, “o objetivo foi o de promover uma iniciativa de forte impacto social na sensibilização da população para adoção de estilos de vida saudável como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro”

Nuno Ribeiro, vereador do Desporto explicou, esta manhã, que a iniciativa se enquadra na política de desporto e promoção de hábitos de vida saudável, pelo que o Município “não poderia virar costas à caminhada” que, por cá, vai marcar o arranque do programa MOHve-te.

Adiantou que a caminhada vai decorrer em percurso urbano de cinco quilómetros, com concentração às 09h00 no Largo Ribeiro do Amaral, passando pela zona histórica da cidade, em direção a Aldeia de Nogueira, Gramaços, Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e regresso à Zona Histórica

António Costa, Voluntário do Grupo de Oliveira do Hospital é também doente oncológico em franca recuperação. Esta manhã, na Rádio Boa Nova, apelou aos doentes oncológicos para que sejam “otimistas e não derrotistas”. A destacar o apoio que recebeu do IPO, amigos e familiares, António Costa aconselha cada a um a estar atento a sinais que possam ser suspeitos. Contou que no seu caso foi o “emagrecimento”. Pela realização de colonoscopia chegou ao diagnóstico e deu início a todo o processo de tratamento, que incluiu uma cirurgia.

Para a esposa, Elisabete Costa, a caminhada de domingo é uma “causa muito importante”. Refere que só quem vive com um doente oncológico sabe da angústia por que se passa. Apela a uma boa mobilização na caminhada, onde são esperadas pelo menos 300 pessoas.

A participação na caminhada tem custo de cinco Euros, que revertem para o Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro. As inscrições podem ser feitas nas juntas de freguesia e no próprio Município de Oliveira do Hospital, junto dos voluntários do grupo local e no próprio dia da caminhada, no Largo Ribeiro do Amaral.

image_pdfimage_print
Previous Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela
Next Pedro Marques em Seia: "o país está a fazer um esforço gigantesco" na prevenção aos incêndios

Artigos Relacionados

Informação

População de Seia promoveu vigília em defesa do hospital

Mais de uma centena de pessoas mobilizou-se, sexta feira à noite, numa vigília em defesa do hospital de Seia, que recentemente viu desativadas três camas de internamento …

Região

PSD candidata Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil

A Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata de Arganil anunciou o nome do candidato à Câmara Municipal. Trata-se de Luís Paulo Costa, atual vice-presidente da autarquia liderada por

Informação

Iniciativa “Peça do Mês” no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva

“A Peça do Mês” é o mote da nova iniciativa que o Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar e que visa valorizar o espólio do Museu Municipal Dr.

Informação

Um morto, 54 acidentes e 16 detenções na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial Coimbra da GNR procedeu à detenção, na semana de 18 a 24 de outubro, de 16 indivíduos por condução sob efeito de álcool,…

Informação

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Última Hora

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

Informação

 Município de Oliveira do Hospital adere à Hora do Planeta

O Município de Oliveira do Hospital adere no próximo sábado, 24 de março, à “Hora do Planeta”, desligando as luzes exteriores no edifício dos Paços do Município e no Largo

Última Hora

Região: Dois feridos graves em acidente de trabalho numa pedreira

Um acidente de trabalho numa pedreira em Ferro Ventoso, Porto de Mós, resultou em dois feridos graves. As vítimas são dois homens que ficaram feridos na sequência de um “trauma“.

Última Hora

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Última Hora

Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, mas não tem uma estrutura profissional especializada para a prevenção e extinção nem programas de prevenção de comportamentos de risco.

Destaque

Feira do Livro abriu hoje em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

Realizou-se esta tarde a inauguração da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que vai decorrer até ao dia 30 de maio no Largo Ribeiro do Amaral.

Última Hora

Município de Nelas inicia celebrações de Natal

O Município de Nelas inicia, hoje, pelas 18 horas, as celebrações da Quadra Natalícia com a inauguração do Mercado de Natal…

Destaque

Marcelo Rebelo de Sousa preside a almoço solidário em Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 11 de março, a um almoço solidário em Oliveira do Hospital, no âmbito da Feira do Queijo, agendada

Última Hora

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

Sociedade

Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão encerradas por causa do pré-aviso de greve emitido pelos dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas…

Cultura

1400 figurantes dão vida ao desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com áudio)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 9 de fevereiro, o Desfile de Carnaval 2018, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Informação

Escolas com falta de material no arranque das provas de aferição

Cerca de 100 mil alunos do 2º ano do ensino básico começaram, hoje, a realizar as provas de aferição. Entre esta quarta-feira e dia 10 de maio, os alunos vão

Desporto

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe em casa, este domingo, 29 de abril, o Febres. A partida da 28ª jornada do Campeonato da Divisão de Honra da

Última Hora

Relatório sobre incêndio de Pedrogrão indica que houve documentos apagados ou destruídos

O relatório de uma auditoria interna da Autoridade Nacional de Proteção Civil aos trabalhos do combate ao fogo de Pedrógão Grande, em 2017, indica que houve documentos apagados ou destruídos.

Desporto

Volta a Portugal com o percurso mais longo em cinco anos

Decorreu esta terça-feira a apresentação da 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, …

Região

Condenado a sete anos e oito meses de prisão por assaltos em Coimbra

Um homem de 26 anos acusado de assaltar 13 residências em Coimbra, entre outros crimes, foi esta segunda-feira condenado pelo tribunal local a sete anos e oito meses de prisão.

Última Hora

Seia comemora Dia Municipal do Bombeiro

O Município de Seia presta homenagem aos bombeiros do concelho no próximo sábado, 19 de maio. O Dia do Municipal do Bombeiro, institucionalizado no ano passado, …

Informação

ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”

O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região

Região

Rally de Tábua vai para a estrada a 17 e 18 de junho

  A Associação de Desportos – Mk Makinas e a Penela Race Events Club, realizaram no dia 7 de Junho, a apresentação do Rally de Tábua 2017.