Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”
23 Maio, 2018 815 Views

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

A Caminhada “O que Nos Liga” vai decorrer em simultâneo em 78 municípios e espera mobilizar 30 mil participantes, esperando a organização alcançar o recorde pela maior mobilização comunitária na Luta Contra o Cancro, no âmbito de uma candidatura ao Livro dos recordes do Mundo.

Por cá, a iniciativa está a ser organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário e o Município de Oliveira do Hospital.

Luísa Miranda, responsável pelo grupo disse esta manhã, na Rádio Boa Nova que é com “orgulho” que Oliveira do Hospital acolhe “esta iniciativa no âmbito dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro”. “É uma forma de valorizar o percurso desta instituição na luta contra o cancro , de reforçar as dinâmicas de intervenção no apoio ao doente e famílias, de Educação para a Saúde, apoio à formação e investigação oncológica”, refere. Segundo Luísa Miranda, “o objetivo foi o de promover uma iniciativa de forte impacto social na sensibilização da população para adoção de estilos de vida saudável como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro”

Nuno Ribeiro, vereador do Desporto explicou, esta manhã, que a iniciativa se enquadra na política de desporto e promoção de hábitos de vida saudável, pelo que o Município “não poderia virar costas à caminhada” que, por cá, vai marcar o arranque do programa MOHve-te.

Adiantou que a caminhada vai decorrer em percurso urbano de cinco quilómetros, com concentração às 09h00 no Largo Ribeiro do Amaral, passando pela zona histórica da cidade, em direção a Aldeia de Nogueira, Gramaços, Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e regresso à Zona Histórica

António Costa, Voluntário do Grupo de Oliveira do Hospital é também doente oncológico em franca recuperação. Esta manhã, na Rádio Boa Nova, apelou aos doentes oncológicos para que sejam “otimistas e não derrotistas”. A destacar o apoio que recebeu do IPO, amigos e familiares, António Costa aconselha cada a um a estar atento a sinais que possam ser suspeitos. Contou que no seu caso foi o “emagrecimento”. Pela realização de colonoscopia chegou ao diagnóstico e deu início a todo o processo de tratamento, que incluiu uma cirurgia.

Para a esposa, Elisabete Costa, a caminhada de domingo é uma “causa muito importante”. Refere que só quem vive com um doente oncológico sabe da angústia por que se passa. Apela a uma boa mobilização na caminhada, onde são esperadas pelo menos 300 pessoas.

A participação na caminhada tem custo de cinco Euros, que revertem para o Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro. As inscrições podem ser feitas nas juntas de freguesia e no próprio Município de Oliveira do Hospital, junto dos voluntários do grupo local e no próprio dia da caminhada, no Largo Ribeiro do Amaral.

Previous Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela
Next Pedro Marques em Seia: "o país está a fazer um esforço gigantesco" na prevenção aos incêndios

Artigos Relacionados

Região

Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

No âmbito do projeto intitulado “Conectividade no Maciço Central”, inédito na zona geográfica da Serra da Estrela, onde a Altice decidiu fazer um grande investimento de infraestruturação do território de

Última Hora

Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano

O Município de Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano- Portugal 2018, cuja cerimónia de entrega decorre dia 16 de novembro, pelas 17h00, em Guimarães.

Região

Câmara de Góis vai construir Parque Municipal

A Câmara de Góis vai avançar com a construção do Parque Municipal de Góis. A autarquia já assinou o Auto de Consignação com a empresa QT Civil – Engenharia e

Cultura

Bibliotecas levam a “Degustação de leituras” aos cafés da cidade

O Município de Oliveira do Hospital vai dinamizar, através das Bibliotecas Públicas Municipais, o novo projeto denominado “Degustação de Leituras” que pretende levar a leitura até aos cafés de Oliveira

Destaque

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.