Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”
23 Maio, 2018 710 Views

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

A Caminhada “O que Nos Liga” vai decorrer em simultâneo em 78 municípios e espera mobilizar 30 mil participantes, esperando a organização alcançar o recorde pela maior mobilização comunitária na Luta Contra o Cancro, no âmbito de uma candidatura ao Livro dos recordes do Mundo.

Por cá, a iniciativa está a ser organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário e o Município de Oliveira do Hospital.

Luísa Miranda, responsável pelo grupo disse esta manhã, na Rádio Boa Nova que é com “orgulho” que Oliveira do Hospital acolhe “esta iniciativa no âmbito dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro”. “É uma forma de valorizar o percurso desta instituição na luta contra o cancro , de reforçar as dinâmicas de intervenção no apoio ao doente e famílias, de Educação para a Saúde, apoio à formação e investigação oncológica”, refere. Segundo Luísa Miranda, “o objetivo foi o de promover uma iniciativa de forte impacto social na sensibilização da população para adoção de estilos de vida saudável como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro”

Nuno Ribeiro, vereador do Desporto explicou, esta manhã, que a iniciativa se enquadra na política de desporto e promoção de hábitos de vida saudável, pelo que o Município “não poderia virar costas à caminhada” que, por cá, vai marcar o arranque do programa MOHve-te.

Adiantou que a caminhada vai decorrer em percurso urbano de cinco quilómetros, com concentração às 09h00 no Largo Ribeiro do Amaral, passando pela zona histórica da cidade, em direção a Aldeia de Nogueira, Gramaços, Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e regresso à Zona Histórica

António Costa, Voluntário do Grupo de Oliveira do Hospital é também doente oncológico em franca recuperação. Esta manhã, na Rádio Boa Nova, apelou aos doentes oncológicos para que sejam “otimistas e não derrotistas”. A destacar o apoio que recebeu do IPO, amigos e familiares, António Costa aconselha cada a um a estar atento a sinais que possam ser suspeitos. Contou que no seu caso foi o “emagrecimento”. Pela realização de colonoscopia chegou ao diagnóstico e deu início a todo o processo de tratamento, que incluiu uma cirurgia.

Para a esposa, Elisabete Costa, a caminhada de domingo é uma “causa muito importante”. Refere que só quem vive com um doente oncológico sabe da angústia por que se passa. Apela a uma boa mobilização na caminhada, onde são esperadas pelo menos 300 pessoas.

A participação na caminhada tem custo de cinco Euros, que revertem para o Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro. As inscrições podem ser feitas nas juntas de freguesia e no próprio Município de Oliveira do Hospital, junto dos voluntários do grupo local e no próprio dia da caminhada, no Largo Ribeiro do Amaral.

image_pdfimage_print
Previous Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela
Next Pedro Marques em Seia: "o país está a fazer um esforço gigantesco" na prevenção aos incêndios

Artigos Relacionados

Informação

Filarmónica Flor do Alva comemorou 100 anos com lançamento de CD

A Filarmónica Flor do Alva, com sede em Vila Cova do Alva, comemorou, no passado sábado, 100 anos de existência. Para José Raimundo, presidente da direção, “é uma alegria” ter-se

Informação

PSD de Oliveira do Hospital apresentou os seus candidatos para as Autárquicas 2017

Com o lema “Mudar o Rumo” a Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital apresentou esta segunda-feira os seus candidatos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias

Informação

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Sociedade

Evento de cicloturismo complementa “Etapa Vida” no dia 4 de agosto em Oliveira do Hospital

No âmbito da Volta a Portugal em Bicicleta, que tem uma chegada prevista a Oliveira do Hospital no dia 4 de agosto, o Município oliveirense,…

Informação

Centenas de pessoas despediram-se, ontem, de Agostinho Almeida de Santos

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu no sábado, com 77 anos.

Sociedade

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para “um agravamento significativo” do risco de incêndio no continente, a partir de quinta-feira, com previsão de índice muito elevado e

Informação

Férias de Natal na Ludoteca de Seia

À semelhança dos anos anteriores, a Ludoteca Municipal volta a promover, durante o período das férias letivas do Natal, atividades para os mais novos, alusivas a esta quadra natalícia.

Informação

Diferenças entre executivos de Mário Alves e Alexandrino aqueceram reunião de Câmara oliveirense

A reunião do executivo municipal de Oliveira do Hospital ficou hoje marcada pela troca de palavras entre o presidente da Câmara e o vereador do PSD…

Última Hora

Tábua comemora feriado municipal

No âmbito do Feriado Municipal do Município de Tábua, celebrado a 10 de abril, a Câmara Municipal promove uma série de iniciativas que marcam…

Sociedade

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Última Hora

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Última Hora

Semana com sol e subida das temperaturas

A partir de hoje e até à próxima sexta-feira, o sol vai brilhar por entre algumas nuvens, e as temperaturas vão subir.

Região

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje

Começa hoje a 626.ª edição da Feira de S. Mateus, a feira franca anual que se realiza todos os anos na cidade de Viseu e que se prolonga até ao dia

Última Hora

População de Seia promoveu vigília em defesa do hospital

Mais de uma centena de pessoas mobilizou-se, sexta feira à noite, numa vigília em defesa do hospital de Seia, que recentemente viu desativadas três camas de internamento …

Cultura

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Última Hora

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Informação

Município de Seia divulga oferta turística na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Seia volta a marcar presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se inicia amanhã e decorre até 4 de março,

Informação

Assembleia Municipal reúne esta tarde em sessão ordinária

Realiza-se hoje, pelas 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no Salão Nobre do Município.

Cultura

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Informação

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Última Hora

Luta contra o plástico marca Dia Mundial do Ambiente

O apelo para a mudança de comportamentos está hoje no centro das iniciativas de associações, empresas, autarquias e Governo, no Dia Mundial do Ambiente, …

Informação

SEF detetou sete estrangeiros a trabalhar ilegalmente no concelho de Arganil

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou sete pessoas “a trabalhar irregularmente para uma empresa nacional” no concelho de Arganil,…

Região

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…