Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”
23 Maio, 2018 965 Views

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

image_pdfimage_print

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

A Caminhada “O que Nos Liga” vai decorrer em simultâneo em 78 municípios e espera mobilizar 30 mil participantes, esperando a organização alcançar o recorde pela maior mobilização comunitária na Luta Contra o Cancro, no âmbito de uma candidatura ao Livro dos recordes do Mundo.

Por cá, a iniciativa está a ser organizada pelo Grupo de Voluntariado Comunitário e o Município de Oliveira do Hospital.

Luísa Miranda, responsável pelo grupo disse esta manhã, na Rádio Boa Nova que é com “orgulho” que Oliveira do Hospital acolhe “esta iniciativa no âmbito dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro”. “É uma forma de valorizar o percurso desta instituição na luta contra o cancro , de reforçar as dinâmicas de intervenção no apoio ao doente e famílias, de Educação para a Saúde, apoio à formação e investigação oncológica”, refere. Segundo Luísa Miranda, “o objetivo foi o de promover uma iniciativa de forte impacto social na sensibilização da população para adoção de estilos de vida saudável como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro”

Nuno Ribeiro, vereador do Desporto explicou, esta manhã, que a iniciativa se enquadra na política de desporto e promoção de hábitos de vida saudável, pelo que o Município “não poderia virar costas à caminhada” que, por cá, vai marcar o arranque do programa MOHve-te.

Adiantou que a caminhada vai decorrer em percurso urbano de cinco quilómetros, com concentração às 09h00 no Largo Ribeiro do Amaral, passando pela zona histórica da cidade, em direção a Aldeia de Nogueira, Gramaços, Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e regresso à Zona Histórica

António Costa, Voluntário do Grupo de Oliveira do Hospital é também doente oncológico em franca recuperação. Esta manhã, na Rádio Boa Nova, apelou aos doentes oncológicos para que sejam “otimistas e não derrotistas”. A destacar o apoio que recebeu do IPO, amigos e familiares, António Costa aconselha cada a um a estar atento a sinais que possam ser suspeitos. Contou que no seu caso foi o “emagrecimento”. Pela realização de colonoscopia chegou ao diagnóstico e deu início a todo o processo de tratamento, que incluiu uma cirurgia.

Para a esposa, Elisabete Costa, a caminhada de domingo é uma “causa muito importante”. Refere que só quem vive com um doente oncológico sabe da angústia por que se passa. Apela a uma boa mobilização na caminhada, onde são esperadas pelo menos 300 pessoas.

A participação na caminhada tem custo de cinco Euros, que revertem para o Núcleo Regional do Centro da Liga Contra o Cancro. As inscrições podem ser feitas nas juntas de freguesia e no próprio Município de Oliveira do Hospital, junto dos voluntários do grupo local e no próprio dia da caminhada, no Largo Ribeiro do Amaral.

Previous Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela
Next Pedro Marques em Seia: "o país está a fazer um esforço gigantesco" na prevenção aos incêndios

Artigos Relacionados

Informação

Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro

Um jovem de 21 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, colhido por um comboio, na zona sul da estação ferroviária de Aveiro.

Sociedade

Cerca de 150 operacionais combatem chamas em Pampilhosa da Serra

Um incêndio em Soeirinho, no concelho de Pampilhosa da Serra (Coimbra), que deflagrou cerca das 12h00 estava a ser combatido por volta das 17h20 por 150 operacionais, apoiados por 39

Cultura

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira”

Informação

Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h30, será inaugurada a exposição de pintura “Sem Margem” de Ana Afonso.

Cultura

Exposição solidária reverte para vítimas dos incêndios

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até ao final do mês de dezembro, uma exposição de Pintura coletiva de caráter solidário.

Educação

EPTOLIVA promoveu Semana de Leitura para a Comunidade

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil assinalou a Semana da Leitura, entre os dias 18 a 22 de março, levando a efeito diversas atividades,…

Educação

Dia + Contigo promove saúde mental nos jovens

A Unidade de Cuidados na Comunidade Pinheiro dos Abraços, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), está a organizar uma atividade relativa ao Dia +

Região

Movimento de cidadãos promove reflorestação na Vide

O Movimento de Cidadãos por Uma Estrela Viva vai realizar, no próximo sábado, 2 de março, mais uma ação de reflorestação. Desta vez será na Vide (Seia), em parceria com

Sociedade

Politécnico de Coimbra distinguido com prémio Empreendedorismo Delta

O projeto do Politécnico de Coimbra, Marias&me, foi distinguido com o Prémio Empreendedorismo Delta …

Informação

Neve, chuva e vento colocam o país em “alerta”

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão hoje sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de queda de neve acima dos 1.200 metros.

Última Hora

Alunos holandeses e portugueses servem jantar em Oliveira do Hospital

No âmbito do intercâmbio gastronómico entre o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e o Gerrit Komrij College, na Holanda, alunos portugueses e holandeses vão hoje confecionar e servir

Última Hora

Bombeiros feridos em acidente em Arganil já tiveram alta hospitalar

Os dois bombeiros voluntários de Cantanhede que sofreram um acidente de viação na segunda-feira em Arganil já tiveram alta hospitalar, …