13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia do Seixo da Beira

13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia do Seixo da Beira

image_pdfimage_print

A 13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas arranca já amanhã, dia 23 e prologa-se até domingo, dia 25, na freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital e, há semelhança das edições anteriores, pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia.

À Rádio Boa Nova, Margarida Claro, presidente da junta de freguesia do Seixo da Beira, fez questão de relembrar que “o pão e as bolas de bacalhau e carne serviam, muitas vezes, como base de alimentação”.

Para a presidente, o certame tem como objetivo “divulgar uma forma de vida do povo da freguesia do Seixo da Beira e também a cultura do milho e dos cereais”.

Todos os produtos presentes na habitual Festa do Pão são confecionados por gente da freguesia, referiu Margarida Claro, lamentando que “muita gente não sabe nem quer fazer” por se tratar de um “serviço que dá imenso trabalho”.

Quanto à programação, a responsável adiantou à Rádio Boa Nova que o Festival Internacional de Folclore, previsto para as 19h00 de sexta-feira, “será o auge da abertura da festa”. O primeiro dia de festa termina com a atuação do Grupo AF, a partir das 23h00.

No sábado, a música prossegue com a Banda Bandaneia, às 22h00, e às 23h00 com a conhecida artista Quina Barreiros.

Para o último dia do certame, estão agendadas várias iniciativas de animação cultural como a Missa na Capela da Nossa Senhora da Estrela, às 12h00, e à tarde, pelas 17h30, haverá uma recriação da desfolhada, malha do milho e a Romaria.

O encerramento das festividades é feito com a atuação da Coragem Band.

“Acho que há um conjunto de atividades que nos remetem para o nosso passado”, defendeu Margarida Claro que está com as expectativas elevadas. “Tenho a expectativa que, como à semelhança dos anos anteriores, esta feira movimente muita gente”, disse.

Previous Câmara de Arganil recupera equipamentos municipais de lazer danificados pelo incêndio
Next Mais um bebé de Oliveira do Hospital nasce no IC6 a caminho da maternidade

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital surpreendeu com Corrida Solidária São Silvestre (com vídeo)

Cerca de 600 pessoas participaram, no sábado, na Corrida/Caminhada Solidária São Silvestre promovida pelo município de Oliveira do Hospital com a marca “Oliveira do Hospital Renasce”.

Informação

Incêndios: Arganil quer criar centro comunitário para ajudar a região a renascer

Os habitantes da freguesia de Benfeita e de localidades vizinhas, no concelho de Arganil, avançaram com uma campanha de angariação de fundos para transformar um antigo lagar num centro comunitário,

Nacional

Operação “Shadow Game”: Apreendidos 600 mil euros e detidos 31 suspeitos de jogo ilegal

De acordo com o último balanço da GNR enviado em comunicado à Rádio Boa Nova, 30 pessoas foram detidas em território nacional, das quais sete em flagrante delito, e uma

Informação

Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal

Um homem de 76 anos morreu na quinta-feira no concelho do Sabugal na sequência do despiste do trator agrícola que conduzia.

Educação

IPC quer ser Universidade Politécnica de Coimbra até 2021

Mudar a imagem do ensino politécnico, que muitos “continuam a ver como o parente pobre do ensino superior” é um objetivo antigo, que começa a ganhar forma.

Cultura

Seia: Casa Municipal da Cultura recebe peça “Eu sou o Outro” da companhia Teatro em Caixa

No dia 31 de janeiro, pelas 10h30, a peça “Eu sou o Outro”, da companhia Teatro em Caixa, chega à Casa Municipal da Cultura de Seia.

Informação

Há 17 projetos candidatos ao 4º Orçamento Participativo em Seia

Do total de 20 propostas submetidas ao Orçamento Participativo (OP) de Seia 2019/2020 são finalistas 17 projetos, que agora são colocados …

Informação

IMT recorre de decisão que declara ilegal fecho de centros de inspeção

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), anunciou que vai recorrer das decisões judiciais que declaram “ilegal” o encerramento, em 2016, de três centros de inspeção automóvel em Ponte de

Informação

Movimento de cidadãos promove reflorestação na Vide

O Movimento de Cidadãos por Uma Estrela Viva vai realizar, no próximo sábado, 2 de março, mais uma ação de reflorestação. Desta vez será na Vide (Seia), em parceria com

Região

CIM da Região de Coimbra e Proteção Civil apresentam dispositivo de combate a incêndios

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e o Comandante Operacional Distrital da Protecção Civil vão apresentar, …

Informação

Acidente em Oliveira do Hospital provocou uma vítima mortal

Um acidente na Estrada Nacional 17, em Chamusca da Beira, Oliveira do Hospital, provocou, ao início desta tarde, uma vítima mortal.

Nacional

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.