13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia do Seixo da Beira

13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia do Seixo da Beira

image_pdfimage_print

A 13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas arranca já amanhã, dia 23 e prologa-se até domingo, dia 25, na freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital e, há semelhança das edições anteriores, pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia.

À Rádio Boa Nova, Margarida Claro, presidente da junta de freguesia do Seixo da Beira, fez questão de relembrar que “o pão e as bolas de bacalhau e carne serviam, muitas vezes, como base de alimentação”.

Para a presidente, o certame tem como objetivo “divulgar uma forma de vida do povo da freguesia do Seixo da Beira e também a cultura do milho e dos cereais”.

Todos os produtos presentes na habitual Festa do Pão são confecionados por gente da freguesia, referiu Margarida Claro, lamentando que “muita gente não sabe nem quer fazer” por se tratar de um “serviço que dá imenso trabalho”.

Quanto à programação, a responsável adiantou à Rádio Boa Nova que o Festival Internacional de Folclore, previsto para as 19h00 de sexta-feira, “será o auge da abertura da festa”. O primeiro dia de festa termina com a atuação do Grupo AF, a partir das 23h00.

No sábado, a música prossegue com a Banda Bandaneia, às 22h00, e às 23h00 com a conhecida artista Quina Barreiros.

Para o último dia do certame, estão agendadas várias iniciativas de animação cultural como a Missa na Capela da Nossa Senhora da Estrela, às 12h00, e à tarde, pelas 17h30, haverá uma recriação da desfolhada, malha do milho e a Romaria.

O encerramento das festividades é feito com a atuação da Coragem Band.

“Acho que há um conjunto de atividades que nos remetem para o nosso passado”, defendeu Margarida Claro que está com as expectativas elevadas. “Tenho a expectativa que, como à semelhança dos anos anteriores, esta feira movimente muita gente”, disse.

Previous Câmara de Arganil recupera equipamentos municipais de lazer danificados pelo incêndio
Next Mais um bebé de Oliveira do Hospital nasce no IC6 a caminho da maternidade

Artigos Relacionados

Informação

Mulher morreu afogada num tanque de rega em aldeia da Guarda

Uma mulher de 90 anos morreu ontem afogada dentro de um tanque de rega em Aldeia do Bispo, Guarda, …

Nacional

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela na Volta a Portugal

O português Rafael Reis, da Caja Rural, é o primeiro camisola amarela da 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, pela vitória desta quarta-feira no prólogo de Setúbal,…

Última Hora

Câmara de Arganil avança com a colocação de 44km de guardas metálicas em intervenção de 2,5 milhões na rede viária

O Município de Arganil tem em curso as intervenções de reposição das condições da rede viária, que foi  fortemente danificada …

Última Hora

Novas gravuras rupestres descobertas junto ao rio Zêzere no Fundão

Um novo conjunto de gravuras rupestres foi descoberto no Poço do Caldeirão, junto ao rio Zêzere, na freguesia da Barroca, concelho do Fundão, …

Sociedade

Marchas Populares de Oliveira do Hospital à espera de serem “as melhores de sempre”

Está por aí mais uma edição das Marchas Populares de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece na noite do próximo sábado, dia 18 de junho, pelas 20h30,…

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão extraordinária

Esta sexta feira, 29 de março, realiza-se uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos têm início às 17h30.

Destaque

Estudantes oliveirenses podem candidatar- se a bolsas de estudo no ensino superior até 19 de novembro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas …

Informação

Gouveia: PJ deteve homem de 71 anos suspeito de abusar de menina de 12 anos

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, do “presumível autor de um crime de abuso sexual de crianças”…

Sociedade

Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

As ações de arborização e rearborização estão sujeitas a uma comunicação e pedido de autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, …

Sociedade

“É uma mais valia manter esta Unidade de Cuidados na Comunidade em atividade”

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital foi o local escolhido pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços para assinalar o 3º aniversário.

Região

Presidente da República em almoço solidário em Oliveira do Hospital.

O Presidente da República está de visita a Oliveira do Hospital. Para além da passagem pela Festa do Queijo Serra da Estrela, a presença obrigatória no almoço solidário que decorre

Região

GNR procura condutor que atropelou mãe e filha em Oliveira do Hospital

A GNR  está a tentar localizar o condutor que, no sábado à noite, pelas 23h00, atropelou uma mulher de 40 anos e a filha de nove anos junto à EN17,…