11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

image_pdfimage_print

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 17 de janeiro, o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura,…

…onde foram apurados os 9 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que vão representar o concelho de Seia na Prova Intermunicipal do 13º Concurso Nacional de Leitura. A estes, juntam-se dois alunos do ensino secundário previamente selecionados na prova de escola.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Seia e da Escola Evaristo Nogueira, de todos os níveis de ensino (2º e 3º CEB e ensino secundário), com a estreia do 1º ciclo, que ficaram aprovados no 1.º momento “Prova nas Escolas”, que decorreu nas respetivas escolas do concelho de Seia, nos dias 10 e 11 de dezembro.

O concurso este ano teve como júri a Bibliotecária Municipal, Teresa Rua, a Coordenadora Interconcelhia do Gabinete RBE, Alcina Correia, e a Docente da Escola profissional Serra da Estrela, Ana Bela Santos, e constou na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação.

As provas orais tiveram por base obras diferenciadas. Para o 1º ciclo é O Bando das Cavernas “Uma selfie no polo norte”, de Nuno Caravela; para o 2º ciclo “O Caderno do avô Heinrich”, de Conceição Tomé; e para o 3º ciclo “O rapaz do caixote de madeira”, da autoria de Leon Leyson, Marilyn J. Harran e B. Leyson.

Participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura três alunos por nível de ensino, mais os dois alunos do ensino secundário. Mónica Ferreira (EB Dr. Abranches Ferrão), Inês Abrantes Ferreira Centro Escolar de Seia e Camila Coelho Nogueira, ambas do Centro Escolar de Seia, são as alunas apuradas do 1º ciclo. O 2º ciclo será representado por Ania Garcia Matos (Escola Evaristo Nogueira), Rafael Rodrigues (EB Tourais/Paranhos) e Alexandre Saraiva (EB Dr. Abranches Ferrão). No 3º ciclo ficaram apurados João Alexandre Pereira Rodrigues (EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho), João Mota (EB Dr. Abranches Ferrão) e Leandro Fernandes (EB Tourais/Paranhos). Da Escola Secundária de Seia já haviam sido selecionados João Paulo Caramelo e Afonso José Mendes Silva.

O Concurso Nacional de Leitura, ao qual o Município de Seia e a Biblioteca Municipal se associam na qualidade de responsáveis pelo momento concelhio da Fase Regional, surge do desígnio de incentivar a promoção da leitura nas escolas, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares.

De entre os objetivos centrais do Concurso Nacional de Leitura estão o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, assim como o aprofundamento dos hábitos de leitura.

Previous Pombal: Seis feridos em despiste na A1
Next Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

Artigos Relacionados

Sociedade

10 Junho: Comemorações terminam hoje com Marcelo e Costa no Mindelo

As comemorações do Dia de Portugal, que começaram em Portalegre, terminam hoje em Cabo Verde, com a presença do Presidente da República…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Informação

Turismo do Centro marca presença nas principais feiras de férias e viagens

O Turismo Centro de Portugal vai estar presente, com espaços próprios, em três importantes feiras de férias e viagens que irão acontecer nos próximos dias: a Feira das Viagens, a Mundo Abreu e a Roadshow Publituris.

Última Hora

Oliveira do Hospital promove Concerto do 25 de Abril – Celebração da Liberdade

O Município de Oliveira do Hospital protagoniza, no dia 22 de abril, a partir das 21h30 na Casa da Cultura, o Concerto do 25 de Abril – Celebração da liberdade.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou em Corta-Mato na Guarda

No passado dia 12 de novembro, a equipa do Maratona Clube Vila Chã participou no Corta-Mato de Preparação realizado na cidade da Guarda.

Informação

Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital

Em três anos de “Incentivo à Natalidade”, o Município de Oliveira do Hospital apoiou 299 crianças, num investimento de 357 mil Euros. O balanço é “positivo”, mas há aspetos a

Informação

Bombeiros procuram ocupantes de carro que caiu para barragem da Guarda

Mais de 30 bombeiros estão a realizar buscas para localizar os eventuais ocupantes de uma viatura ligeira que hoje foi vista a afundar-se na barragem do Caldeirão, nas proximidades da

Informação

Nuno Pereira é candidato ao PSD de Oliveira do Hospital

Nuno Pereira está na corrida à liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital. A liderar a lista A, o social democrata defronta a lista de

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube

Região

Góis: António Costa visitou a área ardida da freguesia de Alvares

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado do Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, estiveram ontem no concelho de Góis…

Informação

10 detenções, 543 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 29 de maio a 4 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta