11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 17 de janeiro, o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura,…

…onde foram apurados os 9 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que vão representar o concelho de Seia na Prova Intermunicipal do 13º Concurso Nacional de Leitura. A estes, juntam-se dois alunos do ensino secundário previamente selecionados na prova de escola.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Seia e da Escola Evaristo Nogueira, de todos os níveis de ensino (2º e 3º CEB e ensino secundário), com a estreia do 1º ciclo, que ficaram aprovados no 1.º momento “Prova nas Escolas”, que decorreu nas respetivas escolas do concelho de Seia, nos dias 10 e 11 de dezembro.

O concurso este ano teve como júri a Bibliotecária Municipal, Teresa Rua, a Coordenadora Interconcelhia do Gabinete RBE, Alcina Correia, e a Docente da Escola profissional Serra da Estrela, Ana Bela Santos, e constou na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação.

As provas orais tiveram por base obras diferenciadas. Para o 1º ciclo é O Bando das Cavernas “Uma selfie no polo norte”, de Nuno Caravela; para o 2º ciclo “O Caderno do avô Heinrich”, de Conceição Tomé; e para o 3º ciclo “O rapaz do caixote de madeira”, da autoria de Leon Leyson, Marilyn J. Harran e B. Leyson.

Participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura três alunos por nível de ensino, mais os dois alunos do ensino secundário. Mónica Ferreira (EB Dr. Abranches Ferrão), Inês Abrantes Ferreira Centro Escolar de Seia e Camila Coelho Nogueira, ambas do Centro Escolar de Seia, são as alunas apuradas do 1º ciclo. O 2º ciclo será representado por Ania Garcia Matos (Escola Evaristo Nogueira), Rafael Rodrigues (EB Tourais/Paranhos) e Alexandre Saraiva (EB Dr. Abranches Ferrão). No 3º ciclo ficaram apurados João Alexandre Pereira Rodrigues (EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho), João Mota (EB Dr. Abranches Ferrão) e Leandro Fernandes (EB Tourais/Paranhos). Da Escola Secundária de Seia já haviam sido selecionados João Paulo Caramelo e Afonso José Mendes Silva.

O Concurso Nacional de Leitura, ao qual o Município de Seia e a Biblioteca Municipal se associam na qualidade de responsáveis pelo momento concelhio da Fase Regional, surge do desígnio de incentivar a promoção da leitura nas escolas, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares.

De entre os objetivos centrais do Concurso Nacional de Leitura estão o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, assim como o aprofundamento dos hábitos de leitura.

Previous Pombal: Seis feridos em despiste na A1
Next Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

Artigos Relacionados

Última Hora

Um morto e um ferido ligeiro após despiste em Tábua

Um despiste de um veículo ligeiro resultou, na tarde de domingo, num morto e num ferido ligeiro em Tábua. O ferido, que inicialmente foi anunciado como grave, viria a perder

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Já estão definidos os jogos da Taça Hugo dos Santos

Estão encontrados os jogos dos quartos-de-final da 8ª edição da Taça Hugo dos Santos, que terá lugar entre 2 e 5 de Fevereiro do próximo ano, em Oliveira do Hospital.

Informação

Crianças  são “mini repórteres” da Rádio Boa Nova

Neste Dia Mundial da Criança, a Rádio Boa Nova dá inicio ao projeto “Mini Repórteres” numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Incêndio consome fábrica de molduras em Viseu

Esta manhã, pelas 9h10, um incêndio deflagrou numa fábrica de molduras em Carrgal do Sal, no Distrito de Viseu.

Sociedade

António Costa quer saber por que estrada 236-1 não foi fechada

Despacho assinado pelo primeiro-ministro faz várias perguntas ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a GNR. Primeiro-ministro quer respostas urgentes.

Sociedade

Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…

Última Hora

Um morto em colisão de ciclomotor com camião em Cantanhede

Um trabalhador de uma empresa municipal de Cantanhede morreu, hoje, quando o ciclomotor que conduzia colidiu com “um camião em manobras”, disse uma fonte dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Informação

Atropelamento ferroviário faz uma vítima mortal em Alfarelos

Um atropelamento ferroviário em Alfarelos, Soure, no distrito de Coimbra, causou uma vítima mortal do sexo masculino, esta manhã.

Última Hora

“A Escola e o Meio” apresenta 33º programa na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Última Hora

ADIBER aposta em site mais apelativo e funcional

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra tem disponível um novo site na internet, no endereço www.adiber.pt, o qual se apresenta com uma imagem mais moderna, apelativa e