11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

image_pdfimage_print

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 17 de janeiro, o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura,…

…onde foram apurados os 9 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que vão representar o concelho de Seia na Prova Intermunicipal do 13º Concurso Nacional de Leitura. A estes, juntam-se dois alunos do ensino secundário previamente selecionados na prova de escola.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Seia e da Escola Evaristo Nogueira, de todos os níveis de ensino (2º e 3º CEB e ensino secundário), com a estreia do 1º ciclo, que ficaram aprovados no 1.º momento “Prova nas Escolas”, que decorreu nas respetivas escolas do concelho de Seia, nos dias 10 e 11 de dezembro.

O concurso este ano teve como júri a Bibliotecária Municipal, Teresa Rua, a Coordenadora Interconcelhia do Gabinete RBE, Alcina Correia, e a Docente da Escola profissional Serra da Estrela, Ana Bela Santos, e constou na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação.

As provas orais tiveram por base obras diferenciadas. Para o 1º ciclo é O Bando das Cavernas “Uma selfie no polo norte”, de Nuno Caravela; para o 2º ciclo “O Caderno do avô Heinrich”, de Conceição Tomé; e para o 3º ciclo “O rapaz do caixote de madeira”, da autoria de Leon Leyson, Marilyn J. Harran e B. Leyson.

Participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura três alunos por nível de ensino, mais os dois alunos do ensino secundário. Mónica Ferreira (EB Dr. Abranches Ferrão), Inês Abrantes Ferreira Centro Escolar de Seia e Camila Coelho Nogueira, ambas do Centro Escolar de Seia, são as alunas apuradas do 1º ciclo. O 2º ciclo será representado por Ania Garcia Matos (Escola Evaristo Nogueira), Rafael Rodrigues (EB Tourais/Paranhos) e Alexandre Saraiva (EB Dr. Abranches Ferrão). No 3º ciclo ficaram apurados João Alexandre Pereira Rodrigues (EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho), João Mota (EB Dr. Abranches Ferrão) e Leandro Fernandes (EB Tourais/Paranhos). Da Escola Secundária de Seia já haviam sido selecionados João Paulo Caramelo e Afonso José Mendes Silva.

O Concurso Nacional de Leitura, ao qual o Município de Seia e a Biblioteca Municipal se associam na qualidade de responsáveis pelo momento concelhio da Fase Regional, surge do desígnio de incentivar a promoção da leitura nas escolas, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares.

De entre os objetivos centrais do Concurso Nacional de Leitura estão o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, assim como o aprofundamento dos hábitos de leitura.

Previous Pombal: Seis feridos em despiste na A1
Next Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

Artigos Relacionados

Cultura

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.

Informação

Cinco bombeiros ficaram feridos em acidente em Arganil

Cinco bombeiros voluntários de Paço de Arcos ficaram hoje feridos, um deles com gravidade, mas sem correr risco de vida, na sequência de …

Sociedade

Oliveira do Hospital regista meio milhão de prejuízos no turismo. 64 quilómetros de percursos pedestres foram afetados

O incêndio de 15 de outubro afetou fortemente o potencial turístico do concelho de Oliveira do Hospital, com registo de meio milhão de euros de prejuízos.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 23 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves

A Provedora de Justiça recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios de junho e outubro de 2017, cujo prazo de candidatura terminou a 30 de maio.

Última Hora

Jovem oliveirense surpreende com novo vídeo alusivo à Festa da Primavera

No âmbito da programação da Festa da Primavera, que se inicia hoje e vai decorrer até quarta-feira, dia 21 de março, Duarte Mendonça Gouveia, aluno do Agrupamento de Escolas de

Última Hora

 “Convidámos mil e outros poderiam cá estar. O meu coração e o coração de Oliveira do Hospital está com todos aqueles que nos ajudaram a renascer”

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital ficou marcada, este fim de semana, pela realização do almoço solidário com mil pessoas organizado pela Câmara Municipal, …

Destaque

70 acidentes e 759 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 12 a 18 de fevereiro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou a ocorrência de 70 acidentes nas estradas do distrito, dos quais resultaram dois mortos,

Informação

Nuno Pereira é candidato ao PSD de Oliveira do Hospital

Nuno Pereira está na corrida à liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital. A liderar a lista A, o social democrata defronta a lista de

Informação

MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) continua no terreno a ajudar as populações afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017.

Última Hora

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Viseu

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, nos dias 29 e 30 de janeiro, deteve três homens e uma mulher …

Educação

Jorge Conde tomou posse na presidência do Politécnico de Coimbra

O novo presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, manifestou-se hoje contra a “confusão de regras” que gerem o ensino superior e defendeu uma estratégia e uma regulação