11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

11 alunos do concelho de Seia participam na Prova Intermunicipal para Concurso Nacional de Leitura

image_pdfimage_print

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 17 de janeiro, o segundo momento da Fase Regional do 13º Concurso Nacional de Leitura,…

…onde foram apurados os 9 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que vão representar o concelho de Seia na Prova Intermunicipal do 13º Concurso Nacional de Leitura. A estes, juntam-se dois alunos do ensino secundário previamente selecionados na prova de escola.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que esta fase contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, do Agrupamento de Escolas de Seia e da Escola Evaristo Nogueira, de todos os níveis de ensino (2º e 3º CEB e ensino secundário), com a estreia do 1º ciclo, que ficaram aprovados no 1.º momento “Prova nas Escolas”, que decorreu nas respetivas escolas do concelho de Seia, nos dias 10 e 11 de dezembro.

O concurso este ano teve como júri a Bibliotecária Municipal, Teresa Rua, a Coordenadora Interconcelhia do Gabinete RBE, Alcina Correia, e a Docente da Escola profissional Serra da Estrela, Ana Bela Santos, e constou na prestação de provas de avaliação de leitura expressiva e de argumentação.

As provas orais tiveram por base obras diferenciadas. Para o 1º ciclo é O Bando das Cavernas “Uma selfie no polo norte”, de Nuno Caravela; para o 2º ciclo “O Caderno do avô Heinrich”, de Conceição Tomé; e para o 3º ciclo “O rapaz do caixote de madeira”, da autoria de Leon Leyson, Marilyn J. Harran e B. Leyson.

Participarão na Prova Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura três alunos por nível de ensino, mais os dois alunos do ensino secundário. Mónica Ferreira (EB Dr. Abranches Ferrão), Inês Abrantes Ferreira Centro Escolar de Seia e Camila Coelho Nogueira, ambas do Centro Escolar de Seia, são as alunas apuradas do 1º ciclo. O 2º ciclo será representado por Ania Garcia Matos (Escola Evaristo Nogueira), Rafael Rodrigues (EB Tourais/Paranhos) e Alexandre Saraiva (EB Dr. Abranches Ferrão). No 3º ciclo ficaram apurados João Alexandre Pereira Rodrigues (EB Dr. Guilherme Correia de Carvalho), João Mota (EB Dr. Abranches Ferrão) e Leandro Fernandes (EB Tourais/Paranhos). Da Escola Secundária de Seia já haviam sido selecionados João Paulo Caramelo e Afonso José Mendes Silva.

O Concurso Nacional de Leitura, ao qual o Município de Seia e a Biblioteca Municipal se associam na qualidade de responsáveis pelo momento concelhio da Fase Regional, surge do desígnio de incentivar a promoção da leitura nas escolas, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sendo promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares.

De entre os objetivos centrais do Concurso Nacional de Leitura estão o de estimular a prática da leitura, como forma de conhecimento e de lazer, assim como o aprofundamento dos hábitos de leitura.

Previous Pombal: Seis feridos em despiste na A1
Next Mangualde: Bloco de Esquerda preocupado com a poluição da Ribeira da Lavandeira

Artigos Relacionados

Informação

Idosa desaparecida em Trancoso foi encontrada “bem de saúde”

A mulher de 76 anos que estava dada como desaparecida desde terça-feira em Cótimos, no concelho de Trancoso, foi encontrada “bem de saúde”, numa aldeia vizinha.

Região

15 detenções, 684 infrações e 88 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a um conjunto de operações no distrito, na semana de 14 a 20 de novembro,…

Informação

Caldas da Rainha: GNR apreende 350 quilos de pescada e doa a instituições de solidariedade

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, apreendeu, no passado dia 28 de outubro, 350 quilos de pescada com o valor estimado de 3 500

Informação

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Informação

Seca agravou-se, mas situação ainda não é como a do ano passado

A falta de precipitação em janeiro tem agravado a seca meteorológica, principalmente no Sul do país, embora a situação não seja tão preocupante como…

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã classificado no Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça

No passado dia 19 de agosto, o Maratona Clube Vila Chã participou no 3º Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça.

Última Hora

Região: GNR identificou homem de 86 anos suspeito de violência doméstica

A GNR identificou um homem de 86 anos pelo crime de violência doméstica, no concelho da Covilhã.

Última Hora

Golas antifumo: Secretário de Estado da Proteção Civil demite-se

O secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, demitiu-se esta quarta-feira, anunciou o ministério da Administração Interna em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

Destaque

Bebé nasceu esta manhã nas Urgências da FAAD, em Oliveira do Hospital

Uma mulher,  com 22 anos, deu à luz, uma menina na Urgências do Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, cerca das 07h00 da manhã de hoje.

Informação

Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…

Última Hora

Risco máximo de incêndio em 22 concelhos de seis distritos

Vinte e dois concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Viseu apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da